Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Carro abandonado ou mal estacionado? Já pode denunciar de forma simples

App Denúncia de Estacionamento permite reportar às autoridades veículos mal estacionados ou parados de forma abusiva.

Carro abandonado ou mal estacionado? Já pode denunciar de forma simples
Notícias ao Minuto

08:26 - 29/05/23 por Notícias ao Minuto

Auto Denúncia de Estacionamento

Se vir um automóvel mal estacionado ou parado há dias de forma abusiva, saiba que existe forma de reportar o sucedido através de uma aplicação no telemóvel. Dá pelo nome de 'Denúncia de Estacionamento' e está disponível na Google Play Store.

Através desta app qualquer pessoa pode apresentar uma queixa formal em situações de estacionamento proibido, indevido ou abusivo. Ao realizar a denúncia, é necessário apenas preencher um formulário e colocar imagens em anexo do respetivo estacionamento.

O alerta depois é feito à autoridade - PSP, GNR ou Polícia Municipal - que se encontre mais perto do local da ocorrência, ou pode mesmo ser enviado um email à PSP ou GNR, se o denunciante assim pretender.

"Envie para as autoridades respetivas, uma queixa sobre estacionamento selvagem. A Polícia confirma que dá seguimento às queixas dos cidadãos por esta via, de acordo com o estipulado no n.º 5 do artigo 170.º do Código da Estrada. Em Lisboa por exemplo, entre janeiro e março de 2017, em apenas três meses, foram levantados mais de mil autos com esta origem. A aplicação já abrange todas as regiões do país, e já prevê uma série de ilegalidades de estacionamento, como carro estacionado em lugar de deficiente ou antes de um semáforo", lê-se na descrição da app, que foi atualizada na passada semana.

João Pimentel, o criador da aplicação, revelou que nas últimas atualizações feitas, os denunciantes já não têm a necessidade de ir à esquadra identificar-se. Foi criada uma autenticação através da Chave Móvel Digital que é "equivalente à presença requerida", como explicou em declarações ao Polígrafo.

O criador desta app declarou que "a polícia não aceita denúncias anónimas, porque é exigido ao denunciante que se apresente como testemunha, para o que o infrator receba a coima".

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório