Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

O melhor carro para comprar em Portugal? ChatGPT deu-nos resposta curiosa

Fique com a resposta dada pela plataforma de inteligência artificial.

O melhor carro para comprar em Portugal? ChatGPT deu-nos resposta curiosa
Notícias ao Minuto

13:37 - 26/05/23 por Ruben Valente

Auto chatgpt

Qual o melhor automóvel para comprar em Portugal? Foi esta pergunta que fizemos à plataforma de Inteligência Artificial desenvolvida pela OpenAI, ChatGPT.

Refira-se, para os mais desatentos, que esta é uma plataforma ou ferramenta de texto que tem surpreendido praticamente todos aqueles que a utilizam e nós não fomos exceção. À nossa questão, o ChatGPT começou por responder:

"O melhor carro para comprar em Portugal depende de vários fatores, incluindo as preferências pessoais, o orçamento, a utilização pretendido e outros requisitos específicos. No entanto, existem vários modelos populares em Portugal que são conhecidos pela sua fiabilidade, eficiência e adequação a diferentes finalidades", começou por escrever a plataforma.

Apesar da explicação repleta de lógica, porque o melhor automóvel para as nossas necessidades pode não ser o melhor veículo para as necessidades dos nossos vizinhos, o ChatGPT resolveu dar-nos cinco sugestões de modelos que "tiveram uma boa aceitação no mercado português.

  1. Renault Clio -"é um automóvel compacto que oferece um bom equilíbrio entre acessibilidade, poupança de combustível e praticidade. É conhecido pelo seu design elegante, interior confortável e uma variedade de opções de motor".

  2. Volkswagen Golf - "é um hatchback versátil muito valorizado pela sua qualidade de construção, condução dinâmica e sistemas de tecnologia avançados. Oferece uma vasta gama de opções de motores, incluindo blocos eficientes a diesel e a gasolina".

  3. Seat Leon -  "é outro automóvel compacto popular em Portugal. Combina design desportivo, condução ágil e um interior bem equipado. Está disponível em várias versões e configurações de motor para responder a diferentes necessidades".

  4. BMW Série 3 - "É um sedan premium conhecido por ser um modelo de gama alta, bom desempenho e tecnologia de ponta. Oferece vários motores potentes e uma experiência de condução refinada".

  5. Nissan Qashqai - "Um SUV compacto que ficou famoso pela sua praticidade, condução confortável e pela eficiência no consumo de combustível. Oferece um interior espaço, tem características modernos e uma posição de condução mais elevada". 

E o leitor, concorda com esta resposta e sugestões do ChatGPT? A plataforma termina afirmando que estes "são apenas alguns exemplos" porque há "muitos outros modelos de automóveis disponíveis em Portugal que poderão satisfazer diferentes preferências e necessidades".

O ChatGPT recomenda ainda a "pesquisar e comparar diferentes modelos", tendo em conta alguns aspetos como a "eficiência do consumo de combustível, custos de manutenção, recursos de segurança". Por fim, a plataforma dá um último conselho: "Realize testes para determinar qual é o automóvel que melhor se adequa às suas necessidades".

Recorde-se que os modelos (acima) sugeridos pela ferramenta de Inteligência Artificial iniciam preços nos 20.417 euros (Renault Clio). O veículo mais caro é o BMW Série 3, que em Portugal arranca com valores a partir dos 46.500 euros.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório