A Genesis, marca premium que pertence à Hyundai, foi a primeira a lançar a abertura de um veículo através de reconhecimento facial. Esta funcionalidade está à disposição no modelo GV60, lançado em 2021, nos EUA, que chega à Europa este ano. Será que esta é uma função de fácil utilização? Tem algum contra? Foi o que o TopGear foi tentar descobrir.
Segundo o teste feito, o reconhecimento facial não é feito tão rápido como num smartphone, por exemplo. São precisos alguns segundos para o Genesis GV60 destrancar as suas portas, o que pode ser incómodo, caso tenha deixado o veículo numa berma. Se porventura utilizar óculos escuros, a função ganha alguma resistência.
Há, no entanto, que destacar os factos positivos. O sistema de reconhecimento facial funciona quase sempre sem falhas e até consegue reconhecer a face ao escuro. Além disto, não permite que uma fotografia consiga desbloquear o carro.
Recorde-se que o Genesis GV60 - que já é vendido no Reino Unido, Portugal ainda não o tem no mercado - estará então equipado com o 'Face Connect', que oferece aos clientes a capacidade de entrar no veículo sem chave física, bastará apenas mostro o rosto.
Para proceder à entrada no carro, só é necessária a chave na primeira vez que o fizer. Além disto, a Genesis informa ainda que o GV60 poderá ligar o motor tendo acesso apenas à impressão digital do condutor. Mais uma vez, uma tecnologia semelhante às que são utilizadas em muitos telemóveis.
Leia Também: No novo BMW Série 5 vai poder mudar de faixa só com o olhar