Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Portugal está na linha da frente na transição para os biocombustíveis"

Nos próximos dias 26, 27 e 28 de abril vai realizar-se o B+ Summit, um evento cujo objetivo é debater a descarbonização dos transportes pesados com recurso aos biocombustíveis.

"Portugal está na linha da frente na transição para os biocombustíveis"

No final deste mês de abril, mais concretamente nos dias 26, 27 e 28 de abril, a temática dos biocombustíveis vai ser discutida no Centro de Congressos de Estoril. A Associação de Bioenergia Avançada (ABA) está a participar na organização do B+ Summit, em conjunto com a EBB - European Biodiesel Board - e a EWABA - European Waste-based & Advanced Biofuels Association -, e a propósito deste evento que servirá para discutir a descarbonização com recurso aos combustíveis verdes falámos com Ana Calhôa, a secretária-geral da ABA.

Como a própria avança, "Portugal é um dos países europeus com mais provas dadas na transição energética da mobilidade" e por isso não é de estranhar que neste evento europeu realizado em território português se façam representar mais de 200 empresas nacionais e internacionais.

O que podemos esperar do B+ Summit? Fiquemos com as palavras de Ana Calhôa, que explicará melhor tudo o que se passará pelo Estoril nos dias 26, 27 e 28 de abril.

Auto ao Minuto: Em que consiste o B+ Summit e quando se realiza?

Ana Calhôa: "O B+ Summit é uma conferência europeia que terá a sua 1ª edição entre os dias 26 e 28 de abril, no Centro de Congressos do Estoril, e reunirá cerca de 200 representantes de entidades nacionais e europeias para debater a descarbonização dos transportes pesados, com recurso aos biocombustíveis avançados e outros combustíveis verdes.

Através de palestras, painéis de debate, zona de expositores e momentos de networking, pretendemos criar um espaço feito da partilha de aprendizagens neste caminho da neutralidade carbónica, fundamental para uma mobilidade sustentável dos transportes pesados. O foco é a discussão e informação sobre casos de sucesso nacionais e europeus, economia circular, papel de entidades públicas na descarbonização, entre muitos outros temas, enfatizando a importância que os biocombustíveis e combustíveis verdes assumem enquanto solução mais eficaz, imediata e acessível na transição energética."

Notícias ao Minuto

AaoM: Qual a necessidade de debater a descarbonização dos transportes? E que entidades marcam presença?

AC: "Portugal é um dos países europeus com mais provas dadas na transição energética da mobilidade. A produção de biocombustíveis avançados tem crescido, o aparelho produtivo tem cada vez mais qualidade e há um grande potencial ainda a explorar para reforçar estes combustíveis verdes como alternativa imediata, sustentável e acessível na redução das emissões de CO2 nos transportes, um dos setores que mais polui a nível europeu.

Neste sentido, contamos com cerca de 200 representantes da indústria do transporte e da energia para enriquecer a troca de ideias. Entre os oradores confirmados, encontram-se representantes do poder decisor como António Costa Silva (Ministro da Economia e do Mar), Ana Fontoura Gouveia (Secretária de Estado da Energia e Clima), António Zorrinho (Deputado Parlamentar Europeu), associações e entidades tais como a ANTRAM, ANTROP, APETRO, ZERO, ARP, Galp, Prio, Galp, BP, eFuel Alliance, LNEG, DGEG, ENSE, International EnergyAgency (IEA) Bioenergy, entre muitas outras."

AaoM: Que mensagem desejam passar com esta conferência?

AC: "A descarbonização por via dos biocombustíveis e combustíveis verdes já está em curso e Portugal é um dos países na linha da frente nesta transição energética. Queremos, cada vez mais, contribuir para que estas fontes de energia sustentável ganhem espaço na discussão pública, política e económica, e que se assumam como uma opção disponível a todos os consumidores ao nível do transporte, com foco nos veículos pesados. Com impacto positivo na redução de emissões poluentes, estes biocombustíveis podem ser utilizados na frota de veículos hoje em circulação, representando por isso mesmo uma opção acessível, imediata e eficaz para cumprirmos as metas de CO2 em discussão na UE. Além disto, e através da partilha de experiências, conhecimento e visões de diferentes entidades e indústrias, pretendemos construir uma base de apoio e de trabalho para todos os players nesta missão pela mobilidade neutra em carbono, num momento chave para potenciarmos estas soluções sustentáveis como resposta às medidas em definição na União Europeia."

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório