Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O triângulo do futuro? Como nasceu a ideia do Help Flash

Já se vende em Portugal.

O triângulo do futuro? Como nasceu a ideia do Help Flash
Notícias ao Minuto

09:05 - 09/04/23 por Notícias ao Minuto

Auto Help Flash

A Help Flash, uma luz que ajuda a sinalizar o veículo em caso de avaria ou acidente já está à venda em Portugal, através da rede Galp (36,24 euros). Em Espanha, a sua eficácia foi reconhecida e é já uma alternativa legal ao tradicional triângulo de sinalização.

Como surgiu a ideia para esta criação? O espanhol Jorge Torre, o criador deste dispositivo, reparou nos automóveis da polícia descaracterizados. Em caso de emergência, os agentes tinham de colocar uma luz no tejadilho do veículo para os identificar como uma força de segurança em ação. Uma das principais falhas deste dispositivo era a necessidade de estar ligado ao isqueiro do carro.

Outro grande problema com esta luz de emergência era o facto de se ativar automaticamente assim que era ligada ao isqueiro, o que poderia, inadvertidamente, encadear por momentos os ocupantes do veículo.

Ciente destes problemas, Jorge Torre teve-os em conta para conceber um sistema que permitisse às autoridades sinalizar a sua presença de forma mais conveniente e rápida. E depois veio a questão que revolucionou tudo: e se todos os automóveis pudessem ter uma luz semelhante para situações de emergência?

Colocar o triângulo é sinónimo de nos colocarmos em risco e não só. Pode ser complicado devido à nossa localização e Jorge Torre, no desenvolvimento do Help Flash, teve de modificar a sequência e a cor da luz para não ser, obviamente, igual à das forças de segurança. Além disso, importava eliminar o cabo e substituí-lo por um sistema de alimentação autónomo, elaborar um sistema de fixação às zonas metálicas que resistisse às intempéries e conceber um dispositivo que fosse intuitivo, fácil de usar, autónomo e suficientemente compacto para ser transportado no porta-luvas de um carro ou até mesmo numa moto. Assim nasceu o Help Flash.

O dispositivo luminoso de segurança Help Flash utiliza um potente LED, visível a um quilómetro de distância e em qualquer direção (360º), que permite alertar os restantes utilizadores da via da presença de um potencial perigo.

Através de uma fixação magnética, o Help Flash pode ser colocado em qualquer superfície metálica e ativado de forma automática. Caso assim o deseje, o utilizador também pode optar pela ativação manual.

Um dos principais atributos do dispositivo luminoso Help Flash é que não existe necessidade de o condutor abandonar o veículo, em caso de paragem, avaria ou acidente, sem primeiro alertar os restantes utentes da via.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório