Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Uma nova era". Vão produzir-se os primeiros carros elétricos em Portugal

Anúncio da Stellantis contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa.

Notícias ao Minuto

07:27 - 03/04/23 por Notícias ao Minuto

Auto STELLANTIS

Vão fabricar-se os primeiros veículos elétricos em Portugal. O anúncio foi feito pela Stellantis, que revelou que a partir de 2025 serão produzidos veículos comerciais ligeiros elétricos a bateria na sua fábrica localizada em Mangualde.

Mangualde será, assim, a primeira unidade industrial portuguesa a produzir carros totalmente elétricos a bateria em grande série, para os mercados doméstico e de exportação, desde o lançamento.

Quais os modelos que serão produzidos? Num evento que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministo, António Costa, e ainda o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares revelou que os modelos 100% elétricos a serem produzidos em Mangualde são o Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e o Fiat e-Doblò, nas versões de comerciais ligeiros e de passageiros.

"Temos o orgulho de anunciar que Mangualde entrará numa nova era com a produção em grande série de furgões elétricos a bateria em Portugal para fornecer as soluções indispensáveis aos nossos clientes empresariais. Impulsionar a experiência de fabrico de Mangualde para construir veículos elétricos a bateria é fundamental para a descarbonização contínua das nossas frotas e mais um passo numa altura em que trabalhamos para alcançar um 'mix' de 40% de zero emissões até ao final da década", afirmou Carlos Tavares, na passada sexta-feira.

Recorde-se que em 2022, a Stellantis fechou o ano na liderança nas vendas de veículos comerciais ligeiros 100% elétricos na Europa, com uma quota de mercado de 43%.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório