Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Verstappen vence GP da Austrália em manhã de grandes emoções

Neerlandês controlou a prova e bateu a concorrência. Corrida teve várias bandeiras vermelhas e oito desistências.

Verstappen vence GP da Austrália em manhã de grandes emoções
Notícias ao Minuto

08:37 - 02/04/23 por Notícias ao Minuto

Auto Fórmula 1

Max Verstappen venceu neste domingo o Grande Prémio da Austrália. O piloto neerlandês não deu hipótese na terceira corrida da época, que teve emoção desde o início.

A Ferrari perdeu um carro em prova depois de Leclerc, logo na terceira curva, ter saído de pista ao ser tocado por Lance Stroll, da Aston Martin. O azar continua a perseguir a Ferrari na Austrália. No ano passado, igualmente no início, Carlos Sainz teve de desistir da prova.

Albon, da Williams, também saiu cedo da prova. Na disputa pela liderança, decidiu mudar para pneus duros, mas não os usou por muito tempo, tendo perdido o controlo do carro e embatido nas barreiras laterais.

Outra baixa de peso foi a de George Russell. O piloto da Mercedes teve um grande arranque e ainda lutou pelas primeiras posições, mas teve de desistir quando, na volta 18, o seu carro se incendiou. A corrida já tinha sido traiçoeira para o piloto, que foi à pit box durante a bandeira vermelha, tendo perdido posições.

Já a quatro voltas do fim, mais uma desistência. Magnussen saiu da prova depois ter perdido o pneu traseiro da direita. O safety car entrou de imediato na pista e a bandeira vermelha, a terceira do dia, mandou todos de volta para a box. A Red Bull sentiu alguns calafrios por momentos.

Verstappen, que ainda teve um incidente isolado ao sair de pista para a relva, tinha de se defender na frente da corrida numa altura em que todos os da frente aproveitaram para colocar um novo jogo de pneus nos carros. De volta à grelha de partida e com ordem para arrancar, novo acidente, este mais aparatoso.

Vários carros envolveram-se na primeira curva. A Alpine ficou fora da corrida depois de Ocon e Gasly terem chocado um no outro. Nyck de Vries e Logan Sargeant também disseram adeus à corrida. Tudo aconteceu depois de um momento perigoso entre Carlos Sainz e Fernando Alonso, que levou a uma travagem brusca e a várias saídas de pista. O piloto da Ferrari acabou por sofrer uma penalização.

Verstappen acabou por vencer o segundo Grande Prémio da temporada atrás do safety car. Com uma última volta para cumprir, os carros da frente não mudaram de posição, já que foram guiados até à meta sem poderem ultrapassar. O maior sorriso, ainda que por conta do desastre de outros, pertenceu a Hulkenberg. O piloto da Haas subiu ao sétimo lugar e somou os primeiros pontos da época.

A vitória na Austrália deixa Verstappen mais na frente, agora com 69 pontos. Sergio Pérez segue no segundo lugar com 54 pontos. Fernando Alonso esteve perto de sair da prova depois do acidente com Sainz, mas soma 15 pontos nesta prova e sobe ao terceiro lugar do campeonato.

[Notícia atualizada às 08h46]

Leia Também: Verstappen 'voa' e conquista a pole position em Melbourne

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório