Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Miguel Oliveira é 19.º nos treinos livres e falha acesso à Q2

O português Miguel Oliveira (Aprilia) falhou hoje o acesso direto à segunda fase de qualificação (Q2) de MotoGP do Grande Prémio de Portugal, ao ser 19.º no conjunto dos dois primeiros treinos livres.

Miguel Oliveira é 19.º nos treinos livres e falha acesso à Q2
Notícias ao Minuto

17:29 - 24/03/23 por Lusa

Auto MotoGP

Numa sessão muito acidentada, Oliveira, que foi vítima de uma queda durante a mesma, obteve o 19.º tempo, com 1.39,794 minutos, a 1,249 segundos do australiano Jack Miller, a estrear-se na equipa de fábrica da KTM e logo com um novo recorde do circuito, com 1.37,709 -- o anterior pertencia ao italiano Pecco Bagnaia (1.38,725), desde 2021.

Bagnaia (Ducati), atual campeão do mundo, não conseguiu mostrar o domínio que tinha tido nos testes e foi terceiro, a 0,110 segundos, atrás do espanhol Maverick Viñales (Aprilia), que apenas ficou a 0,037 de Miller.

De fora da Q2 ficou ainda o espanhol Marc Márquez (Honda), seis vezes campeão mundial de MotoGP, que caiu nos minutos finais da segunda sessão, terminando em 14.º, assim como o seu irmão Alex, que se mudou para a Ducati da Gresini e foi apenas 11.º, depois de ter sido o mais rápido no treino da manhã.

O outro piloto da equipa principal da Honda, o espanhol Joan Mir, igualmente antigo campeão mundial, também ficou fora da Q2, ao ser 12.º, a 0,685 segundos de Miller.

A segunda sessão foi duas vezes interrompida, a primeira por motivos técnicos e a segunda devido a um violento acidente do espanhol Pol Espargaró (GasGas), que teve de ser retirado de ambulância da pista.

A primeira sessão de qualificação de MotoGP está marcada para as 10:50 de sábado, com os dois primeiros a juntarem-se aos 10 que hoje já asseguraram a presença na Q2, com a grelha de partida a servir para a corrida de sprint, igualmente no sábado, às 15:00, e para a corrida principal no domingo, às 14:00.

Leia Também: Pol Espargaró sofre queda violenta e é transportado ao hospital

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório