Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Matrículas espanholas. Eis as letras proibidas e os números malditos

No ano 2000, letras e números que poderiam causar mal-entendidos ou palavrões foram erradicados.

Matrículas espanholas. Eis as letras proibidas e os números malditos
Notícias ao Minuto

12:40 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Auto Espanha

A matrícula de um carro é um requisito obrigatório para poder circular com ele nas via pública. Essa é a forma de identificar individualmente cada veículo e é feita por meio de uma combinação de caracteres alfabéticos e numéricos que são gravados em placas de metal localizadas na parte dianteira e traseira do carro.

No entanto, para que sejam válidos, devem cumprir as condições e regulamentos da Direção Geral de Trânsito. Uma série de orientações que em Espanha têm, entre outras curiosidades, algumas letras vetadas e números  que se devem evitar. Embora, verdade seja dita, em Espanha é a DGT  que se encarrega de facilitar e atribuir a matrícula a cada veículo. Ao contrário de países como os Estados Unidos, onde é possível personalizar a matrícula, sendo o condutor que escolhe a que deseja.

No ano 2000, letras e números que poderiam causar mal-entendidos ou palavrões foram erradicados. Desta forma, foram excluídas as letras Ñ e Q, mas também as vogais para evitar combinações de palavrões e siglas que tivessem algum tipo de significado (combinações que dão origem a comentários maliciosos, como ANO, PIS... ou nomes próprios, como como EVA ou ANA). As letras LL e CH também não aparecem, portanto, em resumo, são excluídas nove letras do alfabeto: A, CH, E, I, LL, Ñ, O, Q e U.

Quanto aos números, as possibilidades vão de 0000 a 9999. Porém, há alguns que não causam grande entusiasmo entre os motoristas, como o 69 (conotação sexual), 666 (relação com o diabo) e 13 (por ser o número do 'azar').

Leia Também: O que são os radares térmicos, a nova arma para controlar o trânsito?

Leia Também: Qual a velocidade a que pode circular sem ser multado num radar?

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório