Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Citroën Xantia. Já lá vão 30 anos de história

Foi vendido entre 1993 e 2010.

Notícias ao Minuto

07:27 - 10/03/23 por Notícias ao Minuto

Auto Citroën

O mundo conheceu-o a 4 de março de 1993 no Salão Automóvel de Genebra. Desde então, o Citroën Xantia ganhou fama e 30 anos depois podemos afirmar que é um dos míticos modelos lançados pela marca francesa.

Foram produzidas entre 1993 e 2010 um total de 1.326.259 exemplares, grande parte na Fábrica de Rennes–la–Janais.

Finalizado por Daniel Abramson no Centro de Estilo da Citroën com base na proposta do centro de estilo italiano Bertone, o Xantia sucedeu ao famoso BX dos anos 80. Com uma dinâmica fluida e robusta, esta berlina adotou algumas das linhas do XM, impondo uma nova silhueta na gama da Citroën. Para a história ficará sempre o prémio adquirido no seu ano de estreia, em 1993: o Xantia foi condecorado como o "Automóvel Mais Belo do Ano".

Ao longo dos seus nove anos de produção na Europa, o Xantia passou por múltiplas evoluções. Inicialmente, o modelo estava disponível em dois acabamentos (SX e VSX), com três motores diferentes. As versões topo de gama contavam com o sistema hidropneumático "Hydractive II", um sistema de suspensão controlado eletronicamente, que reduzia o rolamento e melhorava a condução, sem prejudicar o conforto.

A versão ativa seria lançada um ano mais tarde, em 1994. No ano seguinte chegava ao mercado a carrinha Xantia, dois anos antes do modelo Xantia passar por uma remodelação, até que, finalmente, em 1998, o Xantia estreava o novíssimo motor diesel 2.0 HDi do Grupo PSA.

Já no interior, o Xantia apresentava harmonia entre cores e materiais, num espaço bem decorado. Nele integrava-se, também, um habitáculo reforçado, mais rígido, com espessuras mais significativas de chapas pré-revestidas e barras de reforço nas portas, para uma maior segurança a bordo.

Fique com algumas imagens do Xantia para recordar.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório