Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Que características tem o iX5 a hidrogénio da BMW?

Frota de 100 veículos já circula em estrada.

Notícias ao Minuto

15:53 - 01/03/23 por Notícias ao Minuto

Auto BMW

Os automóveis movidos a hidrogénio da BMW já se encontram a circular em estrada. Com o objetivo de testar esta tecnologia, a marca alemã construiu -sabe-se agora - 100 protótipos do modelo iX5 capazes de percorrer um total de 504 quilómetros, graças ao tanque de 6kg de hidrogénio e à bateria, que oferece 170 kW de capacidade.

Este modelo conta com uma potência total de 401 cv, sendo que 170 são gerados pelo sistema de célula de combustível. No que diz respeito ao consumo em estrada, segundo os números oficiais da marca, este iX5 gasta 1,19 kg de hidrogénio a cada 100 km percorridos.

Em termos de performance, o iX5 Hydrogen é capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos e uma velocidade máxima superior a 180 km/h. 

"O hidrogénio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, por conseguinte, na proteção do clima. Afinal, é uma das formas mais eficientes de armazenamento e transporte de energias renováveis. Devemos utilizar este potencial para acelerar também a transformação do sector da mobilidade. O hidrogénio é a peça que falta no quebra-cabeças quando se trata de mobilidade sem emissões", afirmou Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.

Fique com todas as imagens do iX5 Hydrogen da BMW.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório