Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Gasolina e diesel dizem adeus em 2035. Parlamento Europeu aprova medida

Venda apenas de carros eletrificados contou com 340 votos, contra 279 votos e 21 abstenções.

Gasolina e diesel dizem adeus em 2035. Parlamento Europeu aprova medida
Notícias ao Minuto

12:20 - 14/02/23 por Notícias ao Minuto

Auto Parlamento Europeu

Os automóveis a gasolina e diesel deixarão de fazer parte dos concessionários a partir de 2035 na União Europeia. O Parlamento Europeu votou esta terça-feira e aprovou a medida em acordo com o Conselho com 340 votos, contra 279 votos e 21 abstenções.

Até 2035, o caminho ainda é longo e, por isso, há várias metas a cumprir para atingir o que está proposto no pacote Objetivo 55.

  • Até 2025, a Comissão apresentará uma metodologia para avaliar e comunicar dados sobre as emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida dos automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros vendidos no mercado da UE, acompanhados, se for caso disso, de propostas legislativas.
  • Até dezembro de 2026, a Comissão acompanhará a diferença entre os valores-limite de emissão e os dados relativos ao consumo de combustível e de energia em condições reais, apresentará um relatório sobre uma metodologia para ajustar as emissões específicas de CO2 dos fabricantes e proporá medidas de acompanhamento adequadas.
  • Poderá ser concedida uma derrogação aos fabricantes responsáveis por pequenos volumes de produção num ano civil (1000 a 10 000 novos automóveis de passageiros ou 1000 a 22 000 novos veículos comerciais ligeiros) até ao final de 2035, enquanto os fabricantes que matriculam menos de 1000 novos veículos por ano permanecem isentos.
  • Os fabricantes que vendem mais veículos com nível nulo ou baixo de emissões (entre 0 e 50 g CO2/km, como veículos elétricos e híbridos recarregáveis com bom desempenho) são recompensados com objetivos de redução das emissões de CO2 mais baixos, através do atual mecanismo de incentivo. Este mecanismo será ajustado às tendências de vendas esperadas. De 2025 a 2029, o valor de referência das vendas de veículos com nível nulo ou baixo de emissões é fixado em 25% para novos automóveis de passageiros e em 17% para novos veículos comerciais ligeiros. O incentivo será eliminado em 2030.
  • De dois em dois anos, a partir do final de 2025, a Comissão publicará um relatório para avaliar os progressos rumo a uma mobilidade rodoviária sem emissões.

Presente na votação, a eurodeputada Sara Cerdas foi uma das que votou a favor da venda exclusiva de veículos eletrificados a partir de 2035.

"Chegou a altura da União Europeia responsabilizar-se pelas emissões e de tomar a liderança a nível mundial do combate às alterações climáticas. O setor dos transportes representa 25% do total de emissões de carbono na Europa e os carros, carrinhas e outros veículos pesados são responsáveis por mais de 70% das emissões nas nossas estradas", começou por referir.

"A ligação entre o ambiente e a nossa saúde é evidente: um quarto das mortes a nível mundial são causadas por problemas ambientais, a poluição do ar é responsável por 10% dos cancros na Europa e 1 grau de aumento na temperatura média leva a 2% maior risco em acidentes cardio vasculares. Este é um momento histórico, a legislação que hoje [dia 14 de fevereiro] aprovamos dá mais um passo na luta contra as alterações climáticas e responde aos consecutivos apelos dos cidadãos", acrescentou Sara Cerdas.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório