Novidades no MotoGP. Miguel Oliveira vai começar a 'sprintar' ao sábado

Novo formato inclui corrida sprint realizada ao sábado em todos os Grandes Prémios.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Ruben Valente
01/02/2023 14:01 ‧ 01/02/2023 por Ruben Valente

Auto

MotoGP

O MotoGP vai mudar em 2023. Como foi anunciado ainda no ano passado, as corridas sprint vão passar a ser uma realidade em todos os Grandes Prémios. O que vai mudar no formato dos fins de semana? É o que explicamos.

Sexta-feira

Irão ser realizadas duas sessões de treinos, que passam a ser mais longas. A primeira de 45 minutos e a segunda de 60, sendo que os tempos combinados destas duas servirão para determinar a passagem à Q1 e Q2. Recorde-se que anteriormente, os pilotos tinham três sessões de treinos para registar estes tempos combinados.

Sábado

No sábado haverá uma terceira sessão de treinos, mas esta já não contará para a qualificação. Será realmente uma sessão de treinos livres, uma vez que não influenciará nem na qualificação, nem na corrida sprint. Terá a duração de 30 minutos.

Segue-se a qualificação 1 e 2, que mantêm o formato. Ambas terão 15 minutos de duração e irão definir a grelha de partida para a corrida sprint e para a corrida 'normal' de domingo.

Após a qualificação, que será disputada de manhã, tem lugar a corrida sprint. À tarde, os pilotos terão então que disputar uma corrida mais curta, que terá metade da distância da corrida de domingo. Estas corridas sprint atribuirão 12 pontos ao vencedor, nove ao segundo classificado, sete ao terceiro, descontando um ponto até ao nono classificado, que será o último piloto a pontuar.

Domingo

O último dia de Grande Prémio é aquele que menos alterações sofre. O dia começa com um warm-up de 10 minutos pela manhã, antes da corrida realizada depois de almoço. Esta corrida mantém a distância e duração de anos anteriores.

"Pensamos que, depois de dois anos de Covid, quando todos nós fizemos sacrifícios incríveis para manter este campeonato, é altura de dar mais exposição, não só na TV mas também aos espetadores. Esperamos mais espetadores e um melhor espetáculo", frisou Jorge Viegas, presidente da Federação Internacional de Motociclismo, em agosto passado.

Notícias ao Minuto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas