Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Atenção. Há carros da Volvo em Portugal com problemas nos travões

Há vários modelos afetados, segundo nos disse a marca.

Atenção. Há carros da Volvo em Portugal com problemas nos travões
Notícias ao Minuto

07:12 - 26/01/23 por Ruben Valente

Auto Volvo

A Volvo deparou-se com um problema a nível mundial nos seus modelos MY23. Em causa está uma "incompatibilidade entre o software e o hardware do módulo de controlo de travagem", depois de ter sido introduzida uma nova versão deste último.

Num comunicado enviado ao Auto ao Minuto, a marca sueca confirmou a existência de 522 veículos afetados por este problema em Portugal, todos eles referentes a "versões ano modelo 2023". Os modelos que poderão estar afetados são o XC40, o C40, o S60, o V60, o V60 Cross Country, o XC60, o S90, o V90, o V90 Cross Country e o XC90.

Como é que cada cliente poderá dar conta desta anomalia?

Segundo a Volvo sentir-se-á "uma maior rigidez no pedal de travagem e a perda das funções eletrónicas de apoio à travagem - embora a capacidade de travagem do automóvel se mantenha".

"O condutor será avisado da ocorrência do problema através do módulo de informação ao condutor (DIM). Em consequência desta anomalia, as funções eletrónicas de apoio à travagem relacionadas com o travão por cabo e alguns outros sistemas podem ficar afetadas", escreve a Volvo no comunicado a que tivemos acesso.

Notícias ao Minuto

Caso este problema ocorra, a marca recomenda que o condutor estacione o seu automóvel em segurança, o tranque e o deixe por 15 minutos para permitir a sua reinicialização.

No entanto, não se preocupe, porque a Volvo está também a contactar os proprietários de modelos afetados "informando-os do problema e pedindo-lhes que marquem uma visita ao seu concessionário para que a atualização do software seja instalada".

A Volvo frisou ainda que "a atualização do software estará disponível para carros afetados na rede de concessionários Volvo no imediato. O objetivo é também torná-lo disponível através de atualização por via aérea (OTA) dentro das próximas semanas".

Até ao momento não há qualquer registo de acidentes ou ferimentos pessoais devido a este problema.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório