João Ferreira foi o primeiro português de sempre a vencer uma etapa na categoria T3 (veículos ligeiros protótipos) no Rally Dakar. O piloto da X-Raid Team Yamaha estreou-se este ano no mais duro rali do mundo e na chegada a Portugal não escondeu a satisfação, depois do feito histórico de ter conquistado a 8.ª etapa do Dakar'2023.
"Foi uma estreia muito positiva. O nosso objetivo era terminar e isso foi concluído. Tudo o que veio depois foi bónus. Conseguimos uma vitória numa etapa, um 2.º lugar… Aprendemos imenso, o Filipe Palmeiro e a equipa foi uma grande ajuda. O Ricardo [Porém] também me ajudou muito com a sua experiência, é um grande companheiro e um grande amigo", sublinhou o jovem de Leiria, em declarações à SportTV.
Também Ricardo Porém inscreveu o seu nome na lista de vencedores de etapas do Dakar. Na mesma categoria, T3, o piloto português levou a melhor na 11.ª etapa.
Este será um feito que, certamente, nunca irá esquecer. "O 12.º resultado à geral foi o melhor que conseguimos depois de uma primeira semana muito complicada. A segunda foi muito melhor e é dessa que tiro todas as ilações, rodámos constantemente no top5, vencemos uma etapa e é isso que me deixa mais satisfeito", começou por dizer.
"Quando venci o João já tinha ganho, portanto fui o segundo português a ganhar uma etapa (risos), mas na realidade teve um sabor incrível. Vencer uma especial do Dakar vai marcar-me para toda a minha vida", frisou o piloto que também é natural de Leiria.
Recorde-se que Ricardo Porém foi 12.º à geral, enquanto João Ferreira ficou no 37.º lugar da classificação.
Leia Também: Ricardo Porém foi o melhor português nos veículos ligeiros do Dakar