A Stellantis demonstrou que o hidrogénio será uma aposta de futuro. O grupo que detém marcas como a Opel, a Peugeot, a Alfa Romeo ou a Jeep, está em negociações com a Faurecia e a Michelin para adquirir uma participação substancial na Symbio, uma empresa líder em mobilidade zero emissões com base no hidrogénio. Neste caso, a Faurecia e a Michelin são accionistas maioritários desta empresa, um papel que a Stellantis também pretende.
"O programa técnico da Symbio coincide perfeitamente com os planos de implementação do hidrogénio da Stellantis na Europa e nos EUA", disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
"Com este passo impulsionaremos o desenvolvimento necessário para oferecer produtos de baixas emissões aos nossos clientes, para além dos veículos elétricos tradicionais. Estamos gratos às equipas da Faurecia, Michelin e Symbio pelo seu empenho na inovação, excelência e colaboração, uma vez que todos nós trabalhamos para alcançar a mobilidade descarbonizada", acrescentou o português.
Recorde-se que a Stellantis foi pioneira e precursora na mobilidade a hidrogénio, tendo lançado furgões de tamanho médio no final de 2021 com esta tecnologia. O grupo empresarial está neste momento envolvido no plano estratégico Dare Forward 2030, que inclui a expansão da sua oferta a hidrogénio aos grandes furgões já em 2024 na Europa e em 2025 nos E.U.A., ao mesmo tempo que continua a explorar oportunidades para camiões pesados
Leia Também: Stellantis adquire empresa para acelerar a condução autónoma