Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Pode ser multado se tiver um elétrico e não possuir o respetivo dístico?

A resposta é sim, mas só se usufruir de vantagens indevidas.

Pode ser multado se tiver um elétrico e não possuir o respetivo dístico?
Notícias ao Minuto

13:16 - 23/12/22 por Notícias ao Minuto

Auto Elétrico

Sabia que os veículos elétricos podem ter um dístico especial? O mesmo não é obrigatório, mas caso o tenha pode ter direito a vários benefícios. Refere o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) que o dístico identificativo está formalizado no decreto-lei 90/2014 de 11 Junho, no n. º 4 do artigo 3º:

"Os veículos elétricos devem afixar, para efeitos de circulação nas vias públicas ou equiparadas, o dístico identificativo que consta do anexo I ao presente decreto-lei, que dele faz parte integrante, sendo este o elemento identificativo a nível nacional para efeitos de identificação e usufruto de mecanismos de discriminação positiva de veículos elétricos, designadamente para efeitos de estacionamento".

E quem não tiver o dístico pode ser multado? A resposta é sim. Sempre que alguém sem dístico carregar o veículo num posto de carregamento para elétricos ou estacionem usufruindo do desconto ou isenção de pagamento na via pública, ficam sujeitos a coima.

Para pedir o dístico identificativo de veículo elétrico, que não tem qualquer custo no balcão do IMT, são necessários os seguintes documentos:

  • Requerimento modelo 13-IMT preenchido e assinado pelo proprietário, com pedido de dístico identificativo de veículo elétrico;
  • Fotocópia do Certificado de Matrícula do veículo (no campo combustível deverá constar a informação “eletrico” ou “elec/gasoli”);
  • Exibição de documento de identificação;

Leia Também: Uribe detido. Que cartas de condução são válidas em Portugal?

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório