Como parte da ligação entre a Alfa Romeo e a Zagato, o famoso atelier italiano criou um novo e único desportivo baseado no Giulia Quadrifoglio, mas que é um coupé de dois lugares com um motor do GTAm. O que deixou os fãs italianos mais desiludidos é que muitos esperavam uma edição limitada, mas a verdade é que é apenas e só um único carro criado, que vai para as mãos de um colecionador alemão.
Dá pelo nome de Alfa Romeo Giulia SWB Zagato e é alimentado por um bloco V6 2.9 twinturbo, capaz de debitar 533 cv de potência e 600 Nm de binário, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, que envia a potência ao eixo traseiro.
Conforme explicou a Zagato em comunicado, este foi um projeto iniciado em 2021, precisamente 100 anos depois do primeiro trabalho conjunto em que foi desenvolvido o TIPO G1.
Apesar de o Alfa Romeo Giulia SWB partilhar grande parte das suas bases com o Giulia e também com o Stelvio, a carroçaria foi alvo de uma autêntica reconstrução. O resultado foi um desportivo bastante 'agressivo'.
À frente a grade scudetto ao centro, as luzes LED a fazer lembrar o Tonale e uma entrada de ar adicional. O que também nos faz lembrar outro veículo, mas não o Tonale. É a traseira deste Giulia SWB Zagato. A parte de trás do desportivo italiano assemelha-se com um Aston Martin Vantage, o que não é esstranho de todo, uma vez que a Zagato foi parte envolvida no desenvolvimento.
No interior, a imagem do Giulia foi mantida, mas a fibra de carbono inserida no habitáculo contrasta com o Verde Montreal do GTAm.
O Alfa Romeo Giulia SWB Zagato foi fotografado no circuito La Pista em Arese, perto do Museu Alfa Romeo, antes de ser entregue ao seu proprietário.