Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Conduzir à chuva tem os seus perigos. Cinco dicas que garantem segurança

Especialistas da Bridgestone partilham cinco dicas úteis para os motociclistas.

Conduzir à chuva tem os seus perigos. Cinco dicas que garantem segurança
Notícias ao Minuto

12:15 - 08/12/22 por Notícias ao Minuto

Auto Bridgestone

A chuva é muitas vezes inimiga dos motociclistas. Todo o cuidado é pouco e por isso os especialistas da Bridgestone quiseram deixar alguns conselhos para garantir a segurança de quem prefere os veículos de duas rodas.

  • Calma no arranque - Devido às temperaturas de inverno, a borracha dos pneus necessita de mais tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento. A borracha fria reduz a manobrabilidade e a resposta dos pneus enquanto se conduz é muito reduzida. Andar a uma velocidade média durante os primeiros 15 minutos de viagem permite que os pneus atinjam uma temperatura adequada para garantir uma melhor segurança e desempenho.
  • Utilização de sílica - Para reduzir o risco de escorregar, que aumenta no inverno, os pneus compostos de sílica são preferíveis. A sílica é um mineral arenoso que é incorporado nos compostos de borracha dos pneus premium e oferece maior aderência em condições de chuva e frio. 
  • Verificar o perfil dos pneus - Não é necessário aderir ao mesmo perfil de pneu que o original. Para uma roadster, por exemplo, é possível optar por pneus touring no inverno. As tecnologias utilizadas para estes pneus oferecem melhor aderência e evacuação da água, o que reduz o risco de escorregar. Porém, tenha cuidado, nem todos os tipos de perfis são compatíveis, daí a importância de validar a sua escolha com a ajuda de um profissional.
  • Atenção ao desgaste - Na maioria dos casos, os indicadores são pequenos retângulos elevados que se encontram nos canais do pneu. Quando o indicador é atingido, o pneu deve ser mudado: a borracha já não é suficiente para garantir um funcionamento seguro, particularmente porque a profundidade das ranhuras já não é suficiente para garantir uma evacuação correta da água. Não necessita de mudar os dois pneus ao mesmo tempo, uma vez que o pneu traseiro é frequentemente sujeito a mais desgaste do que o dianteiro e, portanto, tem uma vida útil mais curta.

  • Adaptar a condução - Idealmente recomenda-se duplicar as distâncias para aumentar a segurança. Abrandar, antecipar e respeitar as distâncias de segurança são as chaves para uma boa condução no inverno.

Leia Também: O seu para-brisas está repleto de gelo? Atenção, nunca faça isto

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório