Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Caixa manual num elétrico é possível? Lexus diz que sim

Projeto está focado num protótipo inspirado no SUV compacto UX 300e, equipado com uma manete de velocidade e pedal de embraiagem.

Caixa manual num elétrico é possível? Lexus diz que sim
Notícias ao Minuto

12:10 - 06/12/22 por Notícias ao Minuto

Auto Lexus

Os mais puristas, os amantes das caixas manuais, sempre torceram o nariz ao facto de os veículos elétricos não poderem ser equipados com caixa manual. Ou será que podem?

A Lexus está a investigar a forma como se pode equipar um veículo elétrico a bateria com uma transmissão manual, num projeto - que já dura há três anos - focado num protótipo inspirado no SUV compacto UX 300e, equipado com uma manete de velocidade e pedal de embraiagem.

"Por fora, este veículo é tão silencioso como qualquer outro elétrico, mas o condutor pode experimentar todas as sensações de um veículo com mudanças manuais. Trata-se de um sistema baseado em software, por isso pode ser programado para reproduzir a experiência de condução de diferentes tipos de veículos, permitindo ao condutor escolher a sua preferida", afirmou o engenheiro-chefe da Lexus Electrified, Takashi Watanabe.

Se está a pensar por onde sai o som da engrenagem de cada relação, a resposta é simples: das colunas, uma vez que é um som 'falso'.

Com os sistemas DIRECT4 e One Motion Grip, ambos baseados em software, a Lexus poderá explorar novas oportunidades de personalização de desempenho para fornecer uma experiência ajustada a cada condutor.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório