Meteorologia

  • 07 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 6º MÁX 13º

F1 escolheu o Algarve para 2023. O que falta para o GP de Portugal?

Após o cancelamento do Grande Prémio da China, responsáveis da Fórmula 1 contactaram Paulo Pinheiro para agilizar a inclusão do Autódromo do Algarve no calendário de 2023.

F1 escolheu o Algarve para 2023. O que falta para o GP de Portugal?

A Fórmula 1 está perto do regresso a Portugal, depois do cancelamento do Grande Prémio da China de 2023. A informação foi avançada em primeira mão pelo comentador da SportTV, João Carlos Costa, e mais tarde confirmada pelo presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim.

“Portugal está na linha da frente. No entanto, Portugal não é o único país interessado, pois a Turquia também está na corrida”, afirmou o presidente da FPAK.

Interesse partiu por parte da Fórmula 1

Com o adeus da China confirmado, uma nova vaga no calendário de 2023 ficou em aberto. Uma vaga que a Fórmula 1 quer preencher, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, na passada temporada de 2022 quando o Grande Prémio da Rússia foi cancelado e não foi substituído por qualquer outra prova.

Segundo o Auto ao Minuto conseguiu apurar foi a própria FOM (Formula One Management) a contactar os responsáveis do Autódromo Internacional do Algarve para a realização do Grande Prémio de Portugal, a 16 de abril. Os valores pedidos para a corrida se realizar não são, de todo, comparáveis aos exigidos a qualquer outro circuito integrante do calendário, mas, ainda assim, é preciso uma garantia financeira. Garantia essa que terá de ser suportada pelo governo português.

Notícias ao Minuto

Portugal vs. Turquia. Favoritismo do nosso lado

Como foi dito por Ni Amorim, a substituição do Grande Prémio da China está a ser disputada por Portugal e Turquia. Porém, o nosso país tem na mão o trunfo de ser o preferido por parte da Formula One Management. As perspetivas para ganharmos este 'duelo' são boas, mas, como acima foi referido, é necessária a garantia financeira suportada pelo governo. Uma garantia que rapidamente terá o seu retorno dada a magnitude da competição e dos milhares de pessoas que trará a Portugal.

"As taxas são caras, mas o retorno justifica o investimento", garantiu Ni Amorim.

A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, já garantiu que facilitará naquilo que depender da autarquia. "A Fórmula 1 é a prova rainha vista por milhões de pessoas. Levaria o nome do Algarve e de Portugal a milhões de pessoas e permitiria um encaixe económico à região. Seria bom para o Algarve e para Portugal", sublinhou.

Data colide com o Mundial de Resistência

Caso se confirme a vinda da F1 ao Autódromo Internacional do Algarve, a prova das 8 Horas de Portimão do Mundial de Resistência (WEC) terá de ser alterada. Um pormenor facilmente ultrapassável, até porque o calendário do WEC permite alguma 'ginástica' e o encaixe da prova portuguesa numa outra data.

A prova está sob alçada da FIA e também por isso este é um constrangimento facilmente contornável. Aliás, este poderá ser um cenário que se revela de sonho para os responsáveis do autódromo, e também para os adeptos. Ter as duas maiores competições mundiais de automobilismo em solo nacional, ainda por cima no primeiro ano em que o AIA poderá ter público numa prova do Mundial de Resistência... digamos que seria mais um ano de ouro para o desporto motorizado português.

Confirmação esta semana?

A data para a existência de fumo branco relativo ao Grande Prémio a realizar a 16 de abril poderá ser o dia 9 de dezembro. A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) tem um Conselho Mundial marcado para esta sexta-feira e nele é esperado que seja dada a aprovação final para o calendário da temporada de 2023 da Fórmula 1.

As negociações ainda decorrem e esperemos que sejam concluídas com sucesso com vista à realização do terceiro Grande Prémio de Portugal realizado no Autódromo Internacional do Algarve.

Recorde-se que o traçado de Portimão acolheu a Fórmula 1 pela primeira vez em 2020, tendo repetido a 'dose' no ano seguinte. Lewis Hamilton venceu as duas provas.

Notícias ao Minuto

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório