Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Campeão Max Verstappen conquista última pole position da temporada

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou hoje a última 'pole position' da temporada de Fórmula 1, em Abu Dhabi, numa qualificação em que Sérgio Pérez (Red Bull) bateu Charles Leclerc (Ferrari) na luta pelo segundo lugar do Mundial.

Campeão Max Verstappen conquista última pole position da temporada
Notícias ao Minuto

16:06 - 19/11/22 por Lusa

Auto Fórmula 1

Verstappen fez a melhor volta em 1.23,824 minutos, deixando Pérez em segundo, a 0,228 segundos, com Leclerc em terceiro, a 0,268.

"Foi uma qualificação de altos e baixos. Começou bem, mas a Q2 foi estranha. Estou muito satisfeito por ter os dois carros na primeira linha [da grelha]. Espero uma boa batalha amanhã [domingo], temos os dois carros e podemos fazer o que quisermos", sublinhou Verstappen, que já tinha prometido ajudar o mexicano, seu companheiro de equipa, na luta pela segunda posição do campeonato.

O discurso de Pérez também foi no sentido apaziguador, depois de na prova de domingo, no Brasil, Verstappen se ter recusado a trocar com o seu companheiro de equipa na última volta, numa atitude que lhe valeu muitos apupos após a qualificação de hoje.

"É bom estar na linha da frente. O Max fez um bom trabalho para mim, para poder estar na primeira linha", disse Pérez.

Já o monegasco Charles Leclerc mostrou-se resignado com o terceiro lugar.

"Estamos no lugar que merecíamos. A Red Bull foi mais forte. Vamos tentar maximizar o resultado da equipa", sublinhou Leclerc, que termina a temporada com nove 'pole positions' conquistadas, contra as sete de Verstappen, já campeão.

A de hoje foi a 20.ª pole da carreira do piloto neerlandês, que fica, ainda, longe do recorde de 15 numa só temporada, estabelecido pelo alemão Sebastian Vettel (Aston Martin), em 2011. O piloto germânico qualificou-se em nono para o último Grande Prémio da carreira.

"Foi uma boa sessão. Adoro o que faço, tenho mais um dia para desfrutar", disse o antigo campeão (2010-2013), que decidiu abandonar no final desta época.

O GP de Abu Dhabi é a 22.ª e última prova da temporada.

Max Verstappen chega já campeão, mas com a possibilidade de aumentar o recorde de maior número de vitórias numa mesma temporada (atualmente é de 14 e foi estabelecido no GP do México deste ano pelo neerlandês).

Em jogo está ainda a discussão do segundo lugar, com Sérgio Pérez e Charles Leclerc empatados com 290 pontos.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório