Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Termina (oficialmente) a época balnear. O que acontece a estes carros?

Entrevistámos Ricardo Vieira, diretor-geral da Volkswagen Veículos Comerciais.

Notícias ao Minuto

09:05 - 31/10/22 por Ruben Valente

Auto ISN

Hoje, dia 31 de outubro, termina oficialmente a época balnear 2022, segundo a Autoridade Marítima Nacional. Este foi o ponto de partida para o Auto ao Minuto falar com Ricardo Vieira, diretor-geral da Volkswagen Veículos Comerciais.

O leitor estará agora a pensar: o que é que a época balnear tem que ver com a Volkswagen? Tudo. Isto porque a SIVA|PHS, através da Volkswagen Veículos Comerciais, mantém uma parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) há 11 anos.

Desde 2011 que a Volkswagen Veículos Comerciais cede frotas de veículos ao ISN num projeto que tem como designação 'Seawatch'. Quais os pormenores deste projeto? Foi o que nos explicou Ricardo Vieira. Fique com toda a entrevista em baixo.

Desde o início desta iniciativa, estima-se que os Volkswagen Amarok tenham percorrido cerca de 380 mil quilómetros em cada época balnearEsta ligação dura há já 11 anos. É uma parceria que a SIVA|PHS faz questão de manter por uma questão de responsabilidade social?

A SIVA|PHS, através da Volkswagen Veículos Comerciais, volta a afirmar a sua missão no âmbito da responsabilidade social corporativa, contribuindo de forma determinante para o reforço da segurança nas praias portuguesas, em conjunto com o Instituto de Socorros a Náufragos, sendo a sua sinistralidade uma das mais baixas do mundo.

É também importante referir que realizarmos mais uma edição do Seawatch não seria possível sem o apoio dos nossos parceiros: Rede de Concessionários Volkswagen Veículos Comerciais, Volkswagen Financial Services, Castrol, bp, Ageas seguros.

Este é um projeto que começamos do zero todos os anos, em que nos empenhamos com uma grande determinação de forma a conseguirmos fazer a diferença ao dar o nosso apoio à Autoridade Marítima Nacional. 

Notícias ao Minuto
O Volkswagen Amarok tem sido o escolhido. Por que razão é este o modelo ideal para a tarefa de vigia e salvamento?

Desde o início do projeto Seawatch que os Volkswagen Amarok têm sido os eleitos e isso acontece porque se trata de uma das propostas mais recentes do seu segmento, baseada numa plataforma superior em termos de engenharia, e que por isso está preparado para praticamente todas as situações, mesmo nos locais de maior dificuldade de acesso. Assim, as equipas de socorro contam com um meio de transporte rápido e eficaz, que contribui para o salvamento das pessoas em dificuldades.

É importante referir que, desde o início desta iniciativa, estima-se que os Volkswagen Amarok tenham percorrido cerca de 380 mil quilómetros em cada época balnear (sobretudo em praias não vigiadas).

No ano de lançamento da primeira edição do Seawatch a frota contava com 14 Volkswagen Amarok, hoje já são 30 unidades desde modelo, para além de uma Volkswagen Caddy de 7 lugares utilizada para auditorias e formação. Além disso, atualmente o Seawatch marca presença em todo o país, tanto no continente como nas ilhas.

Como é feita toda a preparação da frota antes de ser entregue ao ISN?

Toda a adaptação para as necessidades de atuação dentro deste contexto fica a cargo da Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal. 

O cenário de atuação das equipas do ISN é dos mais adversos que podem existir para um veículo automóvel. A água salgada é um temível inimigo do qual precisamos de preparar e proteger as viaturas. Assim, são realizados trabalhos de proteção e lubrificação das áreas mais sensíveis ou de contacto mais frequente com a água salgada. Para além deste aspeto preventivo, é necessário igualmente adaptar as viaturas para o dia a dia dos utilizadores, como estruturas de suporte dos equipamentos e dispositivos de sinalização quer sonora, quer luminosa. E de forma regular são realizados os cuidados básicos necessários de conservação das viaturas por parte da Rede de Concessionários Volkswagen Veículos Comerciais.

Notícias ao Minuto

Todos os anos vão existindo novidades ao nível de equipamento específico para a atuação nas praias?

Felizmente, temos conseguindo a vir aumentar o equipamento a bordo das Volkswagen Amarok. Atualmente, as viaturas do Seawatch operadas por militares da Marinha, habilitados com o curso e certificados como nadadores-salvadores, estão equipadas com suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento e macas, luzes de emergência, assim como um desfibrilhador automático externo que completa os equipamentos de suporte básico de vida. 

No fim de cada época balnear, qual é o destino destes veículos?

Ao fim de tão pouco tempo de utilização, os Volkswagen Amarok utilizados pelo ISN, depois de devidamente inspecionados e - quando necessário – reparados reentram no processo de comercialização através da nossa Rede de Concessionários. Por pouco tempo uma vez que, ao que sei, as viaturas da edição deste ano encontram-se praticamente todas vendidas

Qual o feedback que têm tido relativamente à importância destes veículos no socorro de pessoas?

O feedback que temos é claramente positivo, pois há uma sensação reforçada de segurança e ao mesmo tempo de tranquilidade. As pessoas sentem que estamos ali por elas e para ajudar em qualquer situação de risco. O Seawatch tem permitido salvar vidas, socorrer mais pessoas e ajudado a encontrar muitas crianças, sendo por isso uma mais-valia como reforço, que complementa as capacidades dos operacionais e mostra que é possível criar parcerias positivas entre o sector público e o sector privado. 

Como costumo dizer, as Volkswagen Amarok fazem já parte da paisagem típica do verão, nas praias portuguesas de norte a sul do país

Por fim, é importante deixarmos esta mensagem: queremos continuar a ter uma presença cada vez mais significativa, ano após ano. Mas para isso acontecer precisamos do contributo de todos para que o projeto continue a desenvolver-se e que, desta forma, seja possível melhorar as já excelentes condições que oferece durante os meses da época balnear. Isso só será possível se mais empresas e outras organizações se juntarem ao Projeto Seawatch.

Notícias ao Minuto  

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório