Foi no Salão de Paris que a Jeep apresentou, de forma total, o seu primeiro 100% elétrico. Já conhecíamos o Avenger, mas pouco sabíamos sobre ele. Algo que mudou esta segunda-feira.
Equipado com um novo motor, fabricado pela Emotors - empresa que resulta de uma junção da Stellantis e da Nidec Leroy-Somer Holding -, que fornece 115 kW, o que corresponde a 156 cv de potência, e 260 Nm de binário máximo, o Avenger tem também uma bateria de 54 kWh de capacidade. Esta, também fabricada Stellantis, é composta por 17 módulos e 102 células que utilizam a química de iões de lítio NMC 811 e permite uma autonomia de 400 km no ciclo WLTP, valor que sobe para 550 km no ciclo urbano.
Colocada debaixo dos bancos dianteiros e traseiros, esta bateria pode ser carregada através de um cabo Mode 4 de 100 kW em corrente contínua, ligado a um ponto de carregamento público, em que três minutos são suficientes para proporcionar uma autonomia de viagem de 30 km ou 24 minutos são suficientes para carregar as baterias de 20 a 80%.
Este é o primeiro veículo Jeep com tração dianteira equipado de série com os sistemas Selec Terrain e Hill Descent Control. O sistema Selec Terrain oferece seis modos: "Normal" para a condução diária; "Eco" para aumentar a autonomia; "Sport" para um maior prazer de condução; "Snow" para máxima tração em estradas ou trilhos gelados; "Mud" para otimizar o desempenho sobre lama e melhorar a aderência; "Sand" para limitar o risco de ficar retido em solo arenoso.
No que diz respeito às suas dimensões, à primeira vista pode ser bastante comprido e largo, mas não o é. O novo Avenger mede apenas 4,08 metros de comprimento, sendo 16 centímetros mais curto e 13 centímetros mais baixo do que o Renegade.
No habitáculo, encontramos um ecrã multimédia de 10,25 polegadas, bancos premium com inserções em pele, luz ambiente multicolor, e uma consola central que foi concebida de forma a maximizar o espaço de armazenamento interior possível. O novo Avenger é o modelo que mais volume oferece na sua categoria: 34 litros contra uma média de 15 litros no segmento.
A edição de lançamento do novo Jeep Avenger está disponível a partir de 39.500 euros.