Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Land Rover Defender 110. A eletrificação faz (muita) diferença

Preço final da versão ensaiada é de 109.932 euros.

Notícias ao Minuto

08:25 - 06/10/22 por Ruben Valente

Auto Land Rover

A história do Defender já vai longa. A Land Rover lançou este modelo em 1947 e o facto de ter permanecido até aos dias de hoje é a prova viva de que estamos na presença de ícone. Um carro que deixou marca sobretudo pela sua condução em troços sinuosos e complicados, não tanto por aquilo que era capaz de fazer em estrada.

Contudo, os tempos são de evolução e a Land Rover adaptou-se. O Defender foi obrigado a trazer outros argumentos e, antes de mais, temos que frisar que o trabalho feito pela Land Rover foi soberbo. O facto deste ser um veículo que impressiona para aventuras off-road não surpreende, mas a sua condução, o seu comportamento e a sua 'força' no alcatrão é, sem dúvida, um dos pontos positivos deste Defender e que me deixou agradado.

A nível de motorização, o Defender 110 P400e com que andámos está equipado com um bloco de quatro cilindros turbocomprimido, com 2.0 litros de capacidade, capaz de debitar 300 cv. Além deste, um motor elétrico com 143 cv foi adicionado à caixa de velocidades, o que se traduz numa potência combinada de 404 cv e 640 Nm de binário. Números mais do que suficientes para exercer um bom andamento neste Defender com 2,6 toneladas.

Esta versão está equipada com uma bateria de iões de Lítio de 19,2 kWh e é aqui a maior diferença deste Defender. Podemos percorrer até um máximo de 43 km em modo totalmente elétrico - até um máximo de 137 km/h -, o que ajuda a equilibrar consumos, sobretudo quando fazemos uma condução em cidade. Pude constatar que este modo híbrido plug-in, no dia-a-dia, pode ajudar a uma redução de 4/5 litros por cada 100 km.

Notícias ao Minuto

No que diz respeito à condução, a posição do condutor é alta (bastante até) e o retrovisor digital pode parecer estranho ao início, mas rapidamente nos habituamos a ele. As sensações são ótimas, o rolamento é fantástico e nem damos pelo tempo passar numa viagem mais demorada. Por falar em viagens longas, não será com grande surpresa que lerá que este Defender é, além de extremamente confortável, generosamente espaçoso. Um carro ideal para famílias numerosas, onde a bagageira apresenta-se com 670 litros - menos 73 que os restantes modelos devido à bateria colocada na parte debaixo.

Fora de estrada, a facilidade com que o Defender atua é qualquer coisa de fenomenal. Não esperávamos um carro que não correspondesse neste aspeto, mas poder assistir 'in loco' às suas capacidades é ainda melhor. Para isto acontecer, em muito ajuda o Terrain Response. Este sistema permite-nos escolher, por exemplo, entre pedras/marcha lenta, terrenos de areia ou ainda pisos off-road com água. Isto faz com que o Defender se adapte melhor às condições que tem pela frente, superando mais facilmente qualquer obstáculo complicado de ultrapassar em condução.

O design merece-nos também uma palavra, uma vez que a equipa responsável pelo desenho deste Defender atualizou-o, tornou-o moderno e manteve a ligação histórica aos seus antepassados, tal como a sua robustez característica. 

Uma imagem que se mantém no interior, onde espaço não nos falta. Ao centro está um ecrã tátil de 10 polegadas, recheado de informações e opções, mas que também exige-nos largos minutos para que nos possamos habituar a ele. A Land Rover pensou em tudo e além de várias entradas USB, existe também debaixo do apoio de braço um compartimento com arrefecimento, que dará sempre imenso jeito nos dias de maior calor. Os materiais são de qualidade e o ar robusto, tal como no exterior, está também presente no habitáculo.

Notícias ao Minuto

Equipado com o nível de equipamento X-Dynamic SE, este Defender apresentava uma cor Carpathian Grey, jantes de 20 polegadas de cinco raios em Satin Dark Grey, sistema de som Meridian, teto de abrir deslizante panorâmico, o pack de assistências de condução, o pack off-road e o espelho retrovisor interior digital.

O preço final da versão que ensaiámos é de 109.932 euros. Fique com todas as imagens deste Land Rover Defender 110 P400e na fotogaleria acima.

Leia Também: Tudo sobre o novo Smart #1. Deixou de ser um Smart?

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório