Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Como o Mundial de Superbike pode ser benéfico na criação de novos óleos

Falámos com Sandra Iniesta, diretor de marketing da Motul Ibérica.

Como o Mundial de Superbike pode ser benéfico na criação de novos óleos
Notícias ao Minuto

14:26 - 03/10/22 por Ruben Valente

Auto Motul

O Mundial de Superbike (WorldSBK) está de regresso a Portugal. Depois da emocionante ronda no Estoril, é a vez de Portimão receber Álvaro Bautista, Jonathan Rea, Toprak Razgatlioglu e companhia.

O Autódromo Internacional do Algarve recebe a nona ronda do Campeonato do Mundo de Superbike, de 7 a 9 de outubro, e por isso achámos que não havia melhor altura para falar com a responsável de marketing da Motul, empresa dedicada a óleos e lubrificantes para motores automóveis e motos, que é a principal patrocinadora desta competição.

Sandra Iniesta respondeu-nos de forma clara às nossas questões e deixou claro que a Motul está a investir cada vez mais na procura de melhores e mais sustentáveis soluções para o seu portefólio de produtos.

A Motul está empenhada em produzir produtos que não só oferecem a melhor proteção e potência, mas também ajudam os veículos a reduzir as emissões poluentesDe que forma é que a união com o Mundial de Superbike é benéfica para a criação de óleos para motos do quotidiano?

A Motul não é apenas uma marca que cria lubrificantes, mas uma marca que vive o mundo do motociclismo com paixão, razão pela qual possui a mais vasta gama de produtos no mercado. O óleo 300V² 0W-30 é um claro exemplo desta paixão pelo motociclismo. As suas formulações de vanguarda fazem dela a escolha ideal tanto para os motociclistas com motos de alto desempenho como para os pilotos profissionais. Este produto é o resultado do esforço de melhoria constante da Motul e a consequência de um processo que nunca pára, apesar da reputação já bem comprovada da Motul como fornecedor de lubrificantes de corrida de primeira qualidade. 

O óleo 300V² 0W-30 oferece uma nova viscosidade para as equipas do Mundial de Superbike que procuram melhorar o desempenho sem comprometer a fiabilidade. Também se destina a satisfazer as necessidades dos motociclistas que exigem a melhor qualidade para alcançar o mais alto desempenho da sua moto diariamente.

Notícias ao Minuto

O óleo 300V2 4T 0W-30 SBK foi a última inovação que surgiu desta parceria. Está previsto algo mais para um futuro próximo?

As competições são o laboratório de testes da Motul. Além da WSBK, a marca está presente em equipas de MotoGP, Endurance, Dakar, Drift, Rali, onde os produtos são testados para melhorar a sua formulação e reunir ideias para desenvolver novos produtos. Isto ajuda a marca a criar novas fórmulas que são depois traduzidas em produtos para qualquer tipo de veículo.

Desta forma, a Motul obtém sempre as melhores fórmulas para o desenvolvimento de produtos do dia-a-dia e mantém-se na vanguarda em termos de inovação e tecnologia. A Motul não tem qualquer intenção de parar com a atual gama de produtos. Quanto a isto, estamos empenhados em produzir produtos que não só oferecem a melhor proteção e potência, mas também ajudam os veículos a reduzir as emissões poluentes, reduzir a pegada no processo de fabrico e tornar os motores mais eficientes para durar mais tempo e causar menos poluição ambiental.

Como é que têm evoluído os óleos de competição e de que forma o ambiente é tido em conta na produção destes?

A Motul está constantemente a trabalhar para melhorar o desempenho dos lubrificantes. A marca desenvolveu a sua própria tecnologia única Ester e está sempre à procura da melhor combinação de stocks de base e aditivos para cada tipo de lubrificante. A Motul utiliza tecnologias diferentes para cada tipo de lubrificante, dependendo dos requisitos tanto do fabricante como da utilização do veículo, desde a tecnologia Ester Core, que combina uma escolha cuidadosa de ésteres com uma seleção otimizada de óleos sintéticos de alta qualidade, e é acompanhada por um pacote inovador de aditivos criado para produtos de corrida, até à seleção de ésteres para a gama de motos do dia-a-dia. A Motul está sempre à procura da fórmula perfeita para assegurar a melhor função, desempenho e proteção do motor.

Com estas novas tecnologias, o objetivo é garantir maior potência graças à menor fricção interna, maior fiabilidade, proporcionando alta resistência a altas temperaturas e pressão de óleo estável, maior proteção como resultado da polaridade otimizada para a máxima aderência da película de óleo e também poupança no consumo de óleo graças à formulação exclusiva de óleo de base sintética de baixa volatilidade. 

A Motul concentra os seus esforços na dimensão ambiental do seu negócio, tanto nas fases de formulação de todos os produtos como nos meios postos à disposição dos clientes em alguns mercados para a gestão de resíduos.

As equipas de desenvolvimento técnico trabalham para fornecer soluções inovadoras, desenvolvendo produtos que são amigos do ambiente na sua formulação e utilização, proporcionando um melhor desempenho. Quanto a este ponto, a Motul prefere a utilização de produtos de fontes vegetais renováveis, tais como óleos à base de ésteres, nos quais é especialista. Um exemplo disto é o lançamento do 300V2, formulado a partir de matérias-primas renováveis e não fósseis, reduzindo a pegada de carbono em 18% durante o processo de fabrico. Além disso, com o desenvolvimento de formulações de Eco Fuel, a marca consegue promover uma redução de combustível e de emissões, ao mesmo tempo que elimina os riscos de poluição utilizando lubrificantes 100% biodegradáveis concebidos, por exemplo, para lubrificar correntes de motosserras, ou óleos biodegradáveis para motores náuticos a dois tempos.

A gama da Motul de cuidados e manutenção para motos (Motul MC CARE) inclui uma vasta gama de produtos de limpeza que foram desenvolvidos para poder limpar a moto sem necessidade de utilizar água, um fator que ajuda a resolver problemas ambientais. Ao mesmo tempo, pretende facilitar ao utilizador final a aplicação e utilização desta gama de produtos.

Notícias ao Minuto  

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório