Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Citroën Oli, a visão de um carro mais simples e mais barato da Citroën

Carro conceptual mostra que o futuro da marca francesa pode romper com os trâmites atuais.

Notícias ao Minuto

08:24 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

Auto Citroën

A Citroën apresentou o Oli, um carro conceptual que contraria as tendências da indústria para veículos familiares de zero emissões mais pesados, completos e mais caros. O Oli, que já tem o novo símbolo da Citroën, quer ir ao encontro dos desafios e mobilidade do futuro por isso a marca francesa não quis construí-lo com mais de 1000 kg, de forma à bateria de apenas 40 kWh disponibilizar 400 km de autonomia.

A sua velocidade máxima está limitada aos 110 km/h para o condutor tirar o máximo de eficiência deste carro e para que o consumo seja reduzido: uma média de 10 kWh/100 km. Isto enquanto o carregamento da bateria entre os 20% e os 80% pode ser feita cerca de 23 minutos.

À imagem do inovador Ami, este Citroën Oli foi pensado para ser um veículo funcional, sem comprimentos ou larguras exacerbadas, e para ter um preço comportável para as famílias que o desejem.

“A Citroën acredita que a eletrificação não deve significar extorsão, e ser-se eco-consciente não deve trazer uma punição, limitando a nossa mobilidade ou tornando os veículos menos gratificantes para desfrutar. Temos de inverter as tendências, tornando-os mais leves e menos dispendiosos, e encontrar formas inventivas de maximizar a sua utilização, e permitir a sua readaptação para os seus futuros proprietários. Caso contrário, as famílias não poderão pagar a liberdade de mobilidade quando os veículos totalmente elétricos se tornarem na única opção à sua disposição. O Citroën Oli é uma demonstração poderosa de como a Citroën está a encarar estes conflitos de frente e com otimismo", referiu Vincent Cobée, CEO da Citroën.

Notícias ao Minuto

Feito com materiais sustentáveis e reciclados leves, o número de peças e componentes foi reduzido ao máximo. Os bancos, por exemplo, são de construção simples e usam 80% menos peças do que um banco tradicional. São feitos de materiais reciclados e contam com um design inteligente das costas, em rede de 'malha', realçando a luz natural no interior do veículo. 

A Citroën pensou em tudo e quis que este Oli fosse também proveitoso fora de estrada. Ele conta com tecnologia “Vehicle to Grid” (V2G) e “Vehicle to Load” (V2L), o que permite devolver energia à rede ou fornecer energia a um pequeno dispositivo elétrico (3.000 watts durante cerca de 12 horas).

Os seus painéis do capô, do tejadilho e da traseira, do tipo “caixa de carga de uma pick-up”, para além de planos e de definirem a silhueta única do veículo, foram escolhidos para cumprir os objetivos de baixo peso, de elevada resistência e de máxima durabilidade. São fabricados a partir de cartão ondulado reciclado, são revestidos de resina de Poliuretano Elastoflex e cobertos por uma camada protetora de Elastocoat, dura e texturizada, que normalmente é utilizada em decks de estacionamento ou rampas de carregamento.

Quanto às jantes são uma mistura de liga leve de alumínio com aço. As jantes híbridas são 15% mais leves do que uma jante de aço integral equivalente, contribuindo para uma redução global do peso do veículo de 6 kg. Este trabalho foi feito em conjunto com a Goodyear, que equipa neste Oli um dos pneus mais com mais longevidade do planeta.

O concept Eagle GO é feito de praticamente todos os materiais sustentáveis ou reciclados, incluindo óleos de girassol e sílica de cinzas de casca de arroz, bem como de resinas de pinheiros e borracha natural completa, em substituição da borracha sintética à base de petróleo. A sua vida útil pode ir até aos 500.000 km, através da reutilização de uma carcaça sustentável porque a profundidade do piso de 11 mm pode ser renovada por duas vezes ao longo da vida do pneu. Além disto, o pneu está ainda equipado com a tecnologia Goodyear SightLine, que inclui um sensor que monitoriza uma variedade de parâmetros do estado de saúde dos pneus.

Notícias ao Minuto

No interior, não há ecrã e toda a comunicação de que se precisa é trazida para o veículo através de um smartphone pessoal, que se pode fixar na tomada central existente no tablier central. Uma vez ligado, as informações e as aplicações desse smartphone são fundidas com os dados essenciais do veículo, como a velocidade e o nível de carga da bateria.

Em vez de painéis interiores, pesados, com interruptores, apoios de braços, altifalantes e motores de vidros, os painéis simplificados do Oli maximizam a arrumação, proporcionando, ao mesmo tempo, uma infraestrutura que visa o conforto e a sua fácil abertura e fecho.

Fique com todas as imagens fotogaleria acima.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório