Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Automóvel elétrico pode gerar uma poupança seis vezes maior

"Half Year Report" referente ao primeiro semestre de 2022 foi divulgado pelo Standvirtual. Fique com algumas conclusões.

Automóvel elétrico pode gerar uma poupança seis vezes maior
Notícias ao Minuto

13:06 - 29/09/22 por Notícias ao Minuto

Auto Poupança

Que vantagens podemos ter ao conduzir um automóvel elétrico? Esta é uma questão que o “Half Year Report” referente ao 1º semestre de 2022, divulgado pelo Standvirtual, nos dá.

Antes de irmos aos números, importa explicar que este é um relatório exaustivo, que observa o mercado de veículos eletrificados, cruza e analisa os dados mais pertinentes do mercado automóvel, recolhidos junto de entidades como a ACAP, o IMT, a BCA e o próprio Standvirtual. 

Seguindo então as conclusões principais do relatório podemos depreender que o aumento de preços dos combustíveis, que foi uma das consequências do conflito na Ucrânia, impulsionou a tendência de crescimento dos veículos eletrificados desde o início deste ano, principalmente em fevereiro e março (+250%).

Atualmente, percorrer 100 quilómetros num veículo elétrico (que em rede pública fica a 7,10 euros) pode ficar até seis vezes mais económico do que um carro a gasolina (12,21 euros) e gasóleo (9,34 euros), se o carregamento for realizado em casa através de uma tarifa bi-horária (2,03 euros).

Além disto, nos últimos 18 meses, a procura por veículos eletrificados usados cresceu de 5% para 10% no Standvirtual. Por outro lado, a procura por automóveis a gasóleo caiu de 71% para 63%. O Renault ZOE, o Nissan Leaf, a Série i da BMW e o Tesla Model 3 são os elétricos usados mais procurados nos primeiros seis meses do ano.

"Apesar de todas as condicionantes que parecem afetar a procura no mercado dos automóveis usados, é possível observar uma gradual predisposição dos consumidores para adquirirem veículos eletrificados. O gasóleo continua a liderar na procura de usados, contudo tem vindo a decrescer consideravelmente desde janeiro de 2021, o que pode ser explicado pelo aumento exponencial do preço dos combustíveis. Atualmente, o aumento da procura por carros elétricos está em linha com as tendências mais ecológicas que prevemos para o futuro do mercado automóvel", referiu Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório