Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Bosch testa hidrogénio em duas carrinhas comerciais

Já se encontram em circulação na estrada.

Bosch testa hidrogénio em duas carrinhas comerciais
Notícias ao Minuto

11:13 - 22/09/22 por Notícias ao Minuto

Auto Bosch

Muitos apostam no hidrogénio como combustível do futuro. Será? Estamos ainda longe de pensar na massificação das células de combustível, mas a Bosch está a testar esta solução em duas carrinhas comerciais ligeiras, que até já estão na estrada.

Quanto mais longa a viagem e mais pesado o veículo, mais o acionamento elétrico baseado em bateria atinge os seus limites. É por isto que a Bosch quis avançar com este teste, para poder aproveitar as valências do hidrogénio.

"A célula de combustível [hidrogénio] permite longas distâncias e tempos de reabastecimento curtos, o que torna as viagens longas mais económicas. Com as duas carrinhas de célula de combustível, estamos a expandir a nossa compreensão do sistema e a mostrar que a célula de combustível também pode ser uma solução de acionamento adequada para veículos comerciais ligeiros", afirmou, em comunicado, Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente da divisão de negócio de Soluções de Mobilidade

A ABT eLine é parceira neste projeto e foi esta empresa que projetou e converteu os veículos em conjunto com a Bosch Engineering. As duas carrinhas eram elétricas e foram adaptadas para receber as células de combustível.

"As baterias, incluindo os periféricos, foram substituídas pela célula de combustível, cinco depósitos de armazenamento para um total de mais de 10 quilos de hidrogénio e uma bateria menor de iões de lítio", referiu a Bosch.

Os dois parceiros envolvidos neste projeto dividiram o trabalho da seguinte forma: a ABT eLine adaptou o sistema de refrigeração, o sistema de controlo do veículo e o sistema elétrico, enquanto a Bosch projetou o sistema de célula de combustível, integrou-o no veículo junto com o sistema de armazenamento de hidrogénio e desenvolveu o sistema de controlo associado.

Estes dois veículos estão exposição na IAA Transportation, em Hanover, até ao dia 25 de setembro.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório