Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Vem aí o Volvo EX90. O "Volvo mais seguro de sempre"

Apresentação mundial está marcada para o dia 9 de novembro.

Vem aí o Volvo EX90. O "Volvo mais seguro de sempre"
Notícias ao Minuto

06:48 - 22/09/22 por Ruben Valente

Auto Volvo

A Volvo tinha prometido o desvendar de uma nova era, esta quarta-feira. Promessa feita, promessa cumprida. A marca sueca recebeu-nos nas suas instalações e revelou vários pormenores sobre o novo modelo que será apresentado ao mundo no próximo dia 9 de novembro.

"O mais seguro de sempre"

Dá pelo nome de Volvo EX90 e será a nova bandeira da marca sueca, que procura a neutralidade carbónica até 2040. Totalmente elétrico, as linhas de design não foram totalmente desvendadas, mas Susanne Hagglund, diretora geral da Volvo em Portugal, deixou claro que se trata de um SUV.

Descrito como o "Volvo mais seguro de sempre", o EX90 terá o sensor LiDAR e é aqui que entram as grandes novidades.

"Continuaremos a inovar até que os automóveis não se despistem mais, até que estejamos 100% livres de carbono enquanto empresa. Tudo para proteger mais vidas, de acordo com a nossa própria razão de ser. O EX90 é o início de uma nova era para a Volvo Cars, transportando o nosso legado de segurança, qualidade e inovação para o futuro." afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo, num vídeo, onde foram desvendadas algumas características do novo modelo da fabricante sueca.

Segurança exterior

O Volvo EX90 traz uma espécie de escudo de segurança invisível que inclui a mais recente tecnologia de deteção, permitindo ao automóvel compreender o estado de espírito do condutor e o mundo ao seu redor.

O pack de segurança deste 100% elétrico será um dos mais avançados da atualidade e será composto por oito câmaras, dezasseis sensores ultrassónicos e um sensor LiDAR, como de resto já tínhamos referido acima. O que é o LiDAR (Light Detection and Ranging)?

Nas próprias palavras da Volvo, este "é um método de deteção remoto que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade. É capaz de detetar não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objetos, centenas de metros à frente, dando tempo para informar, para atuar e para evitar".

Notícias ao Minuto

Um peão, por exemplo, pode ser detetado pelo sistema até 250 metros, ou até um pneu até 120 metros, mesmo sendo este um objeto bastante escuro e mesmo que esteja noite. Segundo investigações recentes da Volvo, este sistema LiDAR pode reduzir os acidentes com gravidade até 20%, e proporcionar uma prevenção global até 9%. Como pode ver na imagem acima que nos mostra o Volvo Concept Recharge, a tecnologia LiDAR ficará alojada no EX90 entre a parte superior do pára-brisas e o início do tejadilho.

Segurança no interior

A Volvo não quis deixar nada ao acaso e, como disse Jim Rowan na apresentação desta nova era para a marca, muitos acidentes acontecem por nossa culpa, por culpa dos condutores. Daí, a atenção dada pela Volvo a quem se senta atrás do volante.

O EX90 estreará como equipamento de série nos modelos Volvo o 'Driver 'Understanding System', um novo sistema que fará a sua estreia no novo EX90, onde será equipamento de série. Esta tecnologia será responsável por detetar se o condutor está nas melhores condições para o exercício da condução. Como?

O sistema utiliza duas câmaras que são capazes de detetar sinais precoces de que o condutor, por exemplo, apresenta fadiga. Será possível verificar isto através da observação dos seus padrões do olhar. "Ao medir quanto tempo o condutor olha para a estrada, permitindo variações naturais, o sistema compreenderá quando os olhos, e talvez a mente, estejam focados noutro lugar que não a condução", explica a Volvo.

Notícias ao Minuto

O sistema depois atuará através de um sinal de aviso que cresce em volume com a gravidade da situação ou se o condutor não responder a avisos cada vez mais claros, o EX90 poderá mesmo parar, de forma autónoma, em segurança à beira da estrada.

Para finalizar, referimos ainda de que o interior do EX90 irá dispor de um radar interior que deteta sinais de vida. Este vigia todo o interior, incluindo a bagageira, e deteta sinais mínimos como a respiração, por exemplo. Casos de bebés ou animais esquecidos no interior do veículo podem acontecer e nestes casos o EX90 avisará o condutor ao enviar uma notificação de alerta para app associada ao smartphone.

A produção do Volvo EX90 está prevista arrancar apenas em 2023 e será 'made in' Suécia.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório