Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Quanto tempo demora testar uma bateria elétrica e o que é feito?

Peugeot revela pormenores de 'bastidores' da sua produção.

Notícias ao Minuto

16:00 - 05/09/22 por Notícias ao Minuto

Auto Peugeot

Na Europa, os modelos eletrificados da Peugeot representam um em cada quatro automóveis de passageiros vendidos no primeiro semestre de 2022. O objetivo é simples e claro, e consiste em aumentar ainda mais este número.

Até 2025, a totalidade da gama de modelos Peugeot oferecerá uma variante eletrificada. Isto exigirá um aumento substancial do número de baterias a serem produzidas, o que estima um número a rondar as 10.000 baterias por mês para a sua gama de automóveis até ao próximo ano.

No que diz respeito às baterias, sabe quanto o que é feito e quanto tempo demora testá-las, antes destas poderem estar prontas para a montagem?

São necessários cerca de 60 minutos para os técnicos especializados montarem cada unidade de bateria de 50 kWh (células e componentes pré-montados). Já para as unidades maiores de 75 kWh são necessários 90 minutos. A equipa submete cada bateria a uma série de testes críticos. Por conseguinte, cada unidade é protegida por uma política de garantia de 8 anos/160.000 quilómetros para 70% da sua capacidade de carga.

Todo o processo de teste demora 15 minutos e é obrigatório para que as baterias possam avançar para a montagem.

O primeiro teste simula o funcionamento da bateria num veículo para validar a sua fiabilidade. Um teste de desempenho estimula a bateria no seu débito máximo e o último teste verifica a estanquicidade. A unidade da bateria é pressurizada com um gás para verificar a existência de fugas através da monitorização da perda de pressão. Uma estanquicidade adequada impedirá a entrada de água ou sujidade dentro das células da bateria que poderia comprometer o seu ciclo de vida ou desempenho.

Importa frisar que tanto os veículos elétricos, como aqueles com motores convencionais a combustão, são montados na mesma linha de produção.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório