Procurar

FIA oficializa regras de motores da F1 a partir da temporada de 2026

Motores para a temporada de 2026 serão sustentáveis.

FIA oficializa regras de motores da F1 a partir da temporada de 2026

© Getty Images

Notícias ao Minuto
20/08/2022 09:10 ‧ há 3 anos por Notícias ao Minuto

O Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA aprovou na passada terça-feira os regulamentos das unidades motrizes a partir da temporada de 2026.

Em comunicado, o organismo esclarece que estas regras são o resultado de “extensa pesquisa e desenvolvimento, bem como consulta colaborativa entre a FIA e os novos fabricantes, existentes e potenciais”. O pacote inclui o Regulamento Técnico, Desportivo e Financeiro.

O novo regulamento de 2026 sublinha o compromisso permanente da FIA com a inovação e com a sustentabilidade e surge numa altura de crescimento significativo para a Fórmula 1. Esta nova regulamentação abre ainda a porta para que tanto a Porsche como a Audi se juntem ao desporto.

Em traços gerais, a nova era de unidades motrizes na Fórmula 1 assentará em quatro pilares: promoção do espetáculo com motores de combustão interna V6 de alto desempenho e alta rotação; aliar a sustentabilidade ambiental, utilizando simultaneamente até 50% de energia elétrica e 100% de combustível sustentável; sustentabilidade financeira - com uma limitação no que toca ao custo das unidades motrizes -; e os apelativos para os novos fabricantes, casos da Audi e da Porsche.

O MGU-H será removido, assim como outros componentes mais pequenos, com especial foco para a normalização de peças, incluindo bobinas de ignição e vários sensores. Os Sistemas de Recuperação de Energia tornar-se-ão mais relevantes para as estradas, podendo ser introduzidos em carros normais, com restrições introduzidas para melhorar a segurança do componente.

Cada piloto terá direito a três motores de combustão interna, três turbos, três unidades de escape, duas baterias e dois MGU-K. Em 2026, primeiro ano com os novos regulamentos, cada piloto terá direito a mais um componente de cada.

Também foi estabelecido um limite de custos, com um limite de 95 milhões de dólares para o período de 2022 a 2025 e depois um aumento para 130 milhões de dólares quando os novos regulamentos forem implementados.

"A FIA continua a impulsionar a inovação e a sustentabilidade – em todo o nosso portfólio de esportes a motor – os regulamentos da unidade de potência da Fórmula 1 de 2026 são o exemplo mais importante dessa missão", começou por dizer o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem

A introdução de tecnologia avançada juntamente com combustíveis sintéticos sustentáveis alinha-se com o nosso objetivo de proporcionar benefícios para os utilizadores de veículos de estrada a permite-nos cumprir a missão de sermos neutros em carbono até 2030. A Fórmula 1 está atualmente a desfrutar de um crescimento imenso e estamos confiantes de que estes regulamentos aumentarão o entusiasmo que as nossas alterações de 2022 produziram", acrescentou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10