Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Pneus produzidos a partir de plástico já chegaram a Portugal

Produção está a ser feita na fábrica da Continental, em Lousado.

Notícias ao Minuto

13:49 - 12/08/22 por Notícias ao Minuto

Auto Continental

Os pneus Continental, que contêm poliéster fabricado a partir de garrafas PET recicladas, e que estão a ser produzidos na Continenal Mabor, em Famalicão, estão agora disponíveis no mercado nacional, a partir da rede de agentes ContiService.

A Continental desenvolveu a chamada tecnologia ContiRe.Tex, que permite substituir a totalidade do poliéster convencional no pneu e que está em produção em série desde abril de 2022. O novo material de alto desempenho já está disponível em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6 e EcoContact 6.

Em setembro de 2021, a Continental apresentou pela primeira vez a tecnologia ContiRe.Tex que utiliza fio de poliéster, que é desenvolvido a partir de garrafas PET usadas sem nenhuma etapa química intermediária e não reciclada de nenhuma outra forma. Esta tecnologia é muito mais eficiente do que outros métodos padrão. As garrafas utilizadas provêm exclusivamente de regiões sem um ciclo fechado de reciclagem.

Num processo de reciclagem especial, as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster.

Quantas garrafas são precisas para produzir um jogo de pneus? De acordo com a Continental são necessárias cerca de 40 garrafas. Todos estes pneus contém uma inscrição, onde é possível ler "Contém Material Reciclado".

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório