Oficial: Dovizioso retira-se do MotoGP antes do final da temporada

Piloto italiano será substituído por Cal Crutchlow, que alinhará pela RNF até final da temporada.

ASSEN, NETHERLANDS - JUNE 24: Andrea Dovizioso of Italy and WithU Yamaha RNF MotoGP Team looks during the free practice of the MotoGP Motul TT Assen at TT Circuit Assen on June 24, 2022 in Assen, Netherlands. (Photo by Steve Wobser/Getty Images)

© Getty Images

Notícias ao Minuto
04/08/2022 12:20 ‧ 04/08/2022 por Notícias ao Minuto

Auto

MotoGP

É o adeus oficial de Andrea Dovizioso. O piloto italiano, de 36 anos, despede-se do Mundial de MotoGP no próximo Grande Prémio de São Marino, agendado para o dia 4 de setembro.

O piloto da RNF já tinha referido que não iria continuar na grelha de MotoGP em 2023, mas agora anuncia que não irá terminar a presente temporada. De acordo com o comunicado da equipa, Dovizioso será substituído por Cal Crutchlow até à última corrida do ano em Valência. 

"A hipótese de ter um contrato oficial com a Yamaha surgiu em 2021 e resolvi tentar porque acreditava muito neste projeto e na possibilidade de fazer um bom trabalho. Infelizmente, nos últimos anos o MotoGP mudou profundamente. A situação é muito diferente desde 2012, por exemplo. Nunca me senti confortável com a moto e não consegui tirar o máximo partido do seu potencial apesar da ajuda contínua da equipa e de toda a Yamaha. Os resultados foram negativos, mas, além disso, ainda considero que esta foi uma experiência muito importante. Quando há tantas dificuldades, é preciso que tenhas a capacidade de gerir bem a situação e as tuas emoções", afirmou Andrea Dovizioso.

“Agradeço à Yamaha por tudo o que fez e pelo apoio, agradeço à minha equipa e à WithU, e a outros patrocinadores envolvidos no projeto. Não correu como esperávamos, mas o certo era tentar. A minha aventura terminará em Misano, mas a relação com todas as pessoas envolvidas neste desafio permanecerá intacta para sempre. Obrigado a todos", concluiu o italiano. 

Dovizioso vai agora disputar mais três Grandes Prémios até dizer um adeus definitivo ao Mundial de MotoGP: Grã-Bretanha, Áustria e São Marino. Três vezes na posição de vice-campeão do Mundial, Andrea Dovizioso tem até ao momento 15 vitórias na categoria mais alta do motociclismo mundial. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas