Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Quer saber todas as informações sobre um carro? Eis o que deve fazer

Há várias formas de obter a informação.

Quer saber todas as informações sobre um carro? Eis o que deve fazer
Notícias ao Minuto

12:08 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

Auto Matrícula

Seja porque vai comprar um automóvel em 2.ª mão ou porque quer encontrar um antigo carro de família, saiba que há várias formas de obter informação sobre qualquer viatura em Portugal.

As mais descritivas têm um custo, mas vamos por partes.

Através da Loja do Cidadão podes saber quem é, ou quem foi, o proprietário de determinado veículo. Basta para isso ter a matrícula da viatura em questão. Depois para obter a informação sobre o proprietário atual é necessário desembolsar cinco euros ou, para o caso de quereres saber os anteriores proprietários, o preço aumenta para sete euros. Este serviço está detalhado numa página ligada ao governo e tanto serve cidadãos como empresas. Importa frisar que apenas é possível ter acesso a estes dados deslocando-se a uma Loja do Cidadão ou a um balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN).

Outra forma de conseguir informação sobre determinado veículo é através do site Automóvel Online. Neste portal, por 10 euros, pode obter a certidão permanente do registo automóvel apenas com a matrícula. Para aceder aos dados atualizados sobre a propriedade do automóvel e às alterações ao seu registo, além dos possíveis encargos que poderá ter, tem de efetuar um pedido, onde posteriormente será gerado um código que ficará válido durante seis meses.

Por fim, também na PSP ou na GNR pode saber mais sobre qualquer veículo se tiver a matrícula do mesmo. No entanto, as autoridades só irão fornecer os dados relativos ao automóvel em determinados casos, como o de um veículo envolvido num acidente que tenha fugido. 

Existe ainda uma app para smartphone denominada de 'Tem Seguro?', que permite saber a validade, o número da apólice, a entidade seguradora e a data de início do seguro de determinado veículo.

Esta aplicação móvel funciona de forma muito simples, pois basta tirar uma fotografia através da câmara do seu smartphone à matrícula do veículo ou utilizar uma já preexistente e, em poucos segundos, fica informado relativamente à existência do seguro. Caso não queira utilizar uma fotografia pode também introduzir os números e letras da matrícula de forma manual.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório