Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Volkswagen lança novo motor mais 'poupado' e menos poluente

Marca alemã melhorou o seu motor bestseller 1.5 TSI a gasolina.

Volkswagen lança novo motor mais 'poupado' e menos poluente
Notícias ao Minuto

15:32 - 26/07/22 por Notícias ao Minuto

Auto Volkswagen

A Volkswagen melhorou o seu motor mais vendido do mercado, o 1.5 TSI a gasolina e está agora a introduzir a geração mais recente, o TSI evo2, nos primeiros modelos na Europa.

Este motor torna possível reduzir, quer o consumo de combustível, quer as emissões de CO2. O compacto motor de quatro cilindros estará inicialmente disponível com uma potência de 110 kW (150 cv) e outras variantes do 1.5 TSI evo2 seguir-se-ão. O T-Roc e o T-Roc Cabriolet serão os primeiros modelos a serem equipados com este novo motor.

O TSI evo2 será também introduzido sucessivamente noutros modelos até ao final do ano.

"Na mais recente fase evolutiva do 1.5 TSI, os engenheiros de desenvolvimento deslocaram o catalisador de três vias e o filtro de partículas para perto do motor num único módulo de controlo de emissões, melhorando, assim, ainda mais a eficiência do sistema de controlo de emissões. Como contribuição adicional para a sustentabilidade, isto permite uma utilização reduzida de metais preciosos na produção e, ao mesmo tempo, cria a base para o cumprimento de futuras normas de emissões", lê-se no comunicado da Volkswagen.

E como foi reduzido o consumo? Foi necessário implementar uma tecnologia denominada de ACTplus, que melhora a gestão dos cilindros do motor. O foco deste desenvolvimento foi a melhoria da ativação e desativação de dois cilindros, a fim de garantir o bom funcionamento do motor.

O processo de combustão em funcionamento de dois cilindros foi otimizado, permitindo assim, também, alargar a gama de funcionamento do sistema 'Active Cylinder Management'. Com o ACTplus, no segundo e terceiro cilindros não ocorre ignição quando o motor está a funcionar com cargas reduzidas e a velocidades baixas e médias.

Preparados para o futuro, os motores TSI evo2 foram concebidos para funcionar com combustíveis que contenham componentes fabricados a partir de fontes de energia renováveis. Além disso, são adequados para vários níveis de eletrificação, sendo possível atingir uma potência total de sistema de até 200 kW (272 cv) recorrendo, por exemplo, a uma configuração híbrida plug-in.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório