Volkswagen lança novo motor mais 'poupado' e menos poluente

Marca alemã melhorou o seu motor bestseller 1.5 TSI a gasolina.

Volkswagen T-Roc Cabrio

© Volkswagen

Notícias ao Minuto
26/07/2022 15:32 ‧ 26/07/2022 por Notícias ao Minuto

Auto

Volkswagen

A Volkswagen melhorou o seu motor mais vendido do mercado, o 1.5 TSI a gasolina e está agora a introduzir a geração mais recente, o TSI evo2, nos primeiros modelos na Europa.

Este motor torna possível reduzir, quer o consumo de combustível, quer as emissões de CO2. O compacto motor de quatro cilindros estará inicialmente disponível com uma potência de 110 kW (150 cv) e outras variantes do 1.5 TSI evo2 seguir-se-ão. O T-Roc e o T-Roc Cabriolet serão os primeiros modelos a serem equipados com este novo motor.

O TSI evo2 será também introduzido sucessivamente noutros modelos até ao final do ano.

"Na mais recente fase evolutiva do 1.5 TSI, os engenheiros de desenvolvimento deslocaram o catalisador de três vias e o filtro de partículas para perto do motor num único módulo de controlo de emissões, melhorando, assim, ainda mais a eficiência do sistema de controlo de emissões. Como contribuição adicional para a sustentabilidade, isto permite uma utilização reduzida de metais preciosos na produção e, ao mesmo tempo, cria a base para o cumprimento de futuras normas de emissões", lê-se no comunicado da Volkswagen.

E como foi reduzido o consumo? Foi necessário implementar uma tecnologia denominada de ACTplus, que melhora a gestão dos cilindros do motor. O foco deste desenvolvimento foi a melhoria da ativação e desativação de dois cilindros, a fim de garantir o bom funcionamento do motor.

O processo de combustão em funcionamento de dois cilindros foi otimizado, permitindo assim, também, alargar a gama de funcionamento do sistema 'Active Cylinder Management'. Com o ACTplus, no segundo e terceiro cilindros não ocorre ignição quando o motor está a funcionar com cargas reduzidas e a velocidades baixas e médias.

Preparados para o futuro, os motores TSI evo2 foram concebidos para funcionar com combustíveis que contenham componentes fabricados a partir de fontes de energia renováveis. Além disso, são adequados para vários níveis de eletrificação, sendo possível atingir uma potência total de sistema de até 200 kW (272 cv) recorrendo, por exemplo, a uma configuração híbrida plug-in.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas