Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Tribunal condena Tesla com 1% de culpa em acidente fatal

Em 2018, dois adolescentes morreram no estado da Florida, nos EUA, na sequência de um acidente ao volante de um Tesla Model S..

Tribunal condena Tesla com 1% de culpa em acidente fatal
Notícias ao Minuto

08:07 - 21/07/22 por Notícias ao Minuto

Auto Tesla

A Tesla foi obrigada a pagar à família de um adolescente, que morreu após um acidente com um Model S na Florida, EUA, cerca de 103.000 euros devido a 1% de culpa, segundo noticia a Associated Press. A família irá receber cerca de 10 milhões de euros, segundo ordenou o tribunal.

O acidente remonta a 2018 e nele morreram dois jovens, Barrett Riley e o seu amigo Edgar Monserrat Martinez.

A decisão judicial foi pública na passada terça-feira e dela sabemos que o condutor, Barrett Riley, ficou com 90% da culpa, enquanto o seu pai, James Riley, ficou com 9%. O restante 1% foi para a Tesla, como já foi referido.

De acordo com o Conselho Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA, Barrett Riley conduzia a cerca de 185 km/h numa zona onde o máximo permitido era de 50 km/h. Foi concluído que o jovem perdeu o controle do veículo sozinho. 

James Riley, pai de Barrett, acabou por agir judicialmente contra a Tesla, alegando que teria sido possível sobreviver se as baterias elétricas não tivessem gerado um "incêndio incontrolável e fatal". James registou também que a Tesla tinha retirado um limitador de velocidade, que não permitia ao veículo passar dos 140 km/h. Mais tarde, uma investigação desvendou que foi o seu filho que tinha feito esse pedido a um concessionário da marca de veículos elétricos.

Os advogados da Tesla negaram que a empresa tenha sido negligente ao remover o limitador e afirmaram que os pais do jovem é que foram negligentes ao permitir que ele conduzisse o veículo, mesmo cientes do seu "histórico de condução perigosa e excesso de velocidade". Ainda assim, o tribunal considerou que a Tesla teve 1% de responsabilidade neste acidente.

Leia Também: Tesla regista lucros de 5.577 milhões no primeiro semestre do ano

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório