A BMW M Motorsport revelou em junho o seu novo protótipo LMDh, que vai competir no Campeonato Norte-Americano de Resistência (IMSA) a partir de 2023. Esta sexta-feira foi a vez de mostrar ao mundo todos os detalhes do motor V8 que vai equipar este carro.
O bloco turbo P66/3 - esta foi a designação interna que a BMW lhe deu - de oito cilindros que equipará este protótipo tem um poder elétrico suplementar. É baseado na unidade utilizada no BMW M4 DTM em 2017 e 2018, e passou por duas fases de reconstrução. A BMW pegou neste V8 P66/1 e criou o P66/2 ao adicionar os turbocompressores, sendo que numa fase posterior concluiu os trabalhos no motor ao juntar o sistema híbrido, dando-lhe o nome final de P66/3. Os ajustes foram abrangentes para atender aos rigorosos requisitos do sistema híbrido LMDh.
Vamos aos números? Já referimos que tem oito cilindros em V, é biturbo, e conta com uma potência de 640 cv e um binário máximo de 650 Nm. O máximo de rotações por minuto (rpm) é de 8,200 e a sua capacidade é de 3,999cc.
O bloco de cilindros é feito de alumínio fundido e cada um deles é revestido por uma camada de ferro na sua produção. Cada cilindro tem 93 milímetros de diâmetro e o espaçamento entre eles é de 102 milímetros.
O BMW M Hybrid V8 vai fazer a sua estreia na competição nas 24 Horas de Daytona, agendadas para 28 de janeiro de 2023.
Leia Também: BMW apresentou o novo V8 híbrido para competição