Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Toyota GR Yaris: Chamemos-lhe o Usain Bolt dos desportivos

Preços iniciam nos 48.170 euros.

Notícias ao Minuto

09:10 - 18/07/22 por Ruben Valente

Auto Toyota

"Esta versão (Extreme Rally) é o mais próximo que se pode chegar do Yaris WRC sem entrar para a equipa de ralis. Os diferenciais autoblocantes Torsen fornecem a distribuição de binário ideal nos dois eixos. Garantem aceleração suave para a frente e estabilidade uma vez que todas as rodas estão a girar ao mesmo tempo, não existindo aceleração para o lado. Ao sair de uma curva, o carro não começa a sobrevirar ou a subvirar, antes mantém a trajetória ideal".

Quem o diz não sou eu, mas sim Jari-Matti Latvala, ex-piloto do Mundual de Ralis (WRC) e atual diretor da equipa Toyota Gazoo Racing. Definir o GR Yaris como um dos carros mais próximos que podemos estar de um rali é a mais pura da verdade. Todo o seu comportamento impressiona, desde a aceleração, à forma como define a sua trajetória em curva. A Toyota voltou a fazer um desportivo largos anos depois e não deixou os créditos por mãos alheias e nem os partilhou com ninguém.

O máximo deste GR Yaris só o conseguimos extrair em modo 'Sport' ou modo 'Track'. Cada modo faz a tração adaptar-se. Por exemplo, o modo 'Normal' faz com a que tração seja de 60/40, mas em modo 'Sport' altera para os 30/70. Infelizmente, não tive oportunidade de o experimentar em circuito, o que ficará, certamente, para outras núpcias. Isto porque, garanto, passe o tempo que passar, o desportivo nipónico será sempre uma fonte de puro prazer e adrenalina para quem gosta de conduzir.

O facto de ser leve - apenas 1280 kg - e o facto de ter um dos motores de três cilindros mais potentes do mundo (261 cv) faz do GR Yaris um dos automóveis mais prazerosos de conduzir até aos 50.000 euros. Na consola central encontramos também, além dos modos de condução, um botão 'i-MT' que faz com que as passagens de caixa sejam mais estáveis.

"Ter suspensão independente em cada canto do carro maximiza a tração e o movimento para a frente, que é tudo o que importa num desportivo de gema. Vindo de um contexto de ralis, este carro pode adaptar-se a todas as condições", frisou Kris Meeke, ex-piloto da Toyota no WRC.

'Check' na diversão. E no dia-a-dia?

Tinha poucas dúvidas, mas elas ficaram dissipadas assim que passei algumas horas ao volante. O GR Yaris é um carro feito para quem quer tirar o máximo de prazer da condução, mas será que se adequa ao nosso dia-a-dia?

Em termos de consumos mistos médios, a Toyota anuncia um valor de 8,2 litros por cada 100 km. Contudo, não cheguei perto destes números. O melhor consumo que registei foi o de 9,8l/100km, o que ainda assim fica longe do prometido. É verdade que este são números pouco simpáticos para quem pensa em poupar combustível, mas é facto que um desportivo de alto rendimento conseguir um valor abaixo dos dois dígitos é algo de que se pode orgulhar.

Pequenos pormenores que fazem a diferença

A cultura japonesa é disciplinada, rigorosa e a filosofia da Toyota rege-se pelas mesmas características, por isso é sem grande espanto que percebi que este GR Yaris foi construído sem nenhum detalhe ao acaso. 

O motor de 1.6 litros de capacidade foi colocado dois centímetros mais atrás, em relação ao Yaris convencional e a bateria foi colocada na bagageira para ajudar no equilíbrio do chassis e para melhorar o comportamento, a estabilidade e através da distribuição de peso. Para uma melhor aerodinâmica, a Toyota rebaixou o tejadilho - feito de é em polímero de fibra de carbono reforçado - em 91 mm.

Na versão ensaiada, a Extreme Rally, há extras exclusivos como as jantes forjadas em liga leve de 18 polegadas e os travões de disco com pinças em vermelho, tal como um diferencial LSD e uma suspensão desportiva GR Circuit. 

E como mandam as regras, um carro de alta performance necessita de um grande sistema de travagem. É por isso que a Toyota melhorou em larga escala o sistema do GR Yaris, tendo este sido equipado com discos ranhurados de 356 mm na frente, com alta resistência à fadiga.

Um carro que nos faz ir buscar Usain Bolt, como fizemos menção no título. Porquê? Lembram-se de como o velocista jamaicano deixava toda a concorrência para trás em poucos metros? Pois é exatamente esse o ponto em que este GR Yaris Extreme Rally se destaca. Bastam apenas alguns segundos para darmos conta de que estamos na presença de um desportivo único e sem par na sua categoria. Afinal de contas... este é o três cilindros mais potente planeta.

Percorra a galeria de imagens para ver o GR Yaris ensaiado.

ESPECIFICAÇÕES TECNICAS

  •  

GR Yaris 1.6T Extreme Rally

MOTOR

Posição Central dianteira
Arquitetura 3 cilindros em linha
Alimentação Inj. direta, Turbo
Capacidade 1618 cm3
Potência 261 cv às 6500 rpm
Binário 360 Nm às 3000-4600 rpm

TRANSMISSÃO

Tração Integral
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades

CHASSIS

Suspensão FR: Independente tipo McPherson; TR: Wishbone duplo
Travões FR: Discos ventilados; TR: Discos ventilados
Direção Pinhão e cremalheira assistida eletricamente

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comp. x Larg. x Alt. 3995 mm x 1805 mm x 1455 mm
Distância entre eixos 2560 mm
Capacidade da mala 161 l
Capacidade do depósito 50 l
Rodas FR: 225/40 R18; TR: 225/40 R18
Peso 1280 kg

PRESTAÇÕES E CONSUMOS

Velocidade máxima 230 km/h
0-100 km/h 5,5s
0-200 km/h 6,8s
Consumo misto 8,2 l/100 km
Emissões CO2 186 g/km

9,5

0-10

{{ config('app.name') }}

ANÁLISE {{ config('app.name') }}

  •  

É difícil colocar em palavras as sensações que o Toyota GR Yaris Extreme Rally nos consegue proporcionar. Basta sondar qualquer pessoa que o tenha conduzido e verá que palavras como "fantástico", "soberbo" ou "incrível" são alguns dos adjetivos utilizados para descrever os seus modos de condução.

Não é um automóvel barato, mas para tudo aquilo que oferece é bastante razoável. Dada a sua exclusividade poderá, até, ser visto como um investimento. 

  • {{ config('app.name') }}Comportamento irrepreensível
  • {{ config('app.name') }}Visual arrojado
  • {{ config('app.name') }}Caixa manual assenta-lhe tão bem
  • {{ config('app.name') }}Interior pouco exclusivo

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório