Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Multas? A partir de hoje vai ser mais fácil cumprir limites de velocidade

Sistema ISA (Intelligent Speed Assistance ou Assistente de Velocidade Inteligente) é obrigatório em qualquer carro novo vendido a partir desta quarta-feira.

Multas? A partir de hoje vai ser mais fácil cumprir limites de velocidade
Notícias ao Minuto

13:28 - 06/07/22 por Notícias ao Minuto

Auto União Europeia

No ano passado, em Portugal, registaram-se quase 600.000 infrações por excesso de velocidade. Um número elevado que, no entanto, não se verifica apenas no nosso país. Por isso, a União Europeia quis tomar medidas e aplicar na diretiva 2019/2144 - que entra esta quarta-feira em vigor - a obrigatoriedade de todos os carros novos que são vendidos estarem equipados com o Assistente de Velocidade Inteligente (ISA - Intelligent Speed Assistance).

Esta norma da União Europeia, importa ressalvar, será aplicada aos veículos de categorias M (com, pelo menos, quatro rodas e transporte de passageiros) e N (com, pelo menos, quatro rodas e transporte de bens e mercadorias).

A função deste sistema ISA é o de alertar o condutor para o limite de velocidade na via em que circula. Isto permitirá ao condutor estar mais atento à velocidade a que é permitido circular, pese embora este sistema seja apenas informativo. O ISA não tem funções interventivas.

“O sistema ISA pode basear-se em vários métodos de entrada, como observação por câmara, dados cartográficos e aprendizagem automática. No entanto, a presença efetiva de sinais de limite de velocidade numéricos explícitos reais deve sempre prevalecer sobre quaisquer outras informações disponíveis a bordo”, lê-se no documento publicado pela União Europeia.

Recorde-se que o organismo europeu pretende reduzir as colisões em cerca de 30% e as mortes por acidentes rodoviários em 20%.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório