Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Chineses da BYD ultrapassam Tesla nas vendas de veículos elétricos

Fabricante afirma ter vendido 641.350 unidades neste primeiro semestre de 2022.

Chineses da BYD ultrapassam Tesla nas vendas de veículos elétricos
Notícias ao Minuto

12:30 - 05/07/22 por Lusa

Auto BYD

A fabricante de automóveis chinesa BYD ultrapassou a Tesla nas vendas globais de veículos elétricos, no primeiro semestre deste ano, atingindo as 641.350 unidades, face a 564.000 da construtora norte-americana.

De acordo com um comunicado enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong, onde está cotada, a BYD disse ter vendido 641.350 unidades, entre janeiro e junho deste ano, face a 154.579 vendidas no mesmo período do ano anterior, o que representa um aumento homólogo de 314%.

Embora não auditado e sujeito a alterações, este número contrasta com os veículos elétricos disponibilizados pela Tesla, que anunciou a venda de 564.000 veículos, nos primeiros seis meses de 2022.

A empresa detida por Elon Musk justificou aquele número com as "interrupções na cadeia de fornecimento" e obstáculos nas operações na China, causados pelo bloqueio de Xangai, a "capital" económica do país asiático, devido às medidas de prevenção epidémica.

O número ilustra a crescente capacidade exportadora dos fabricantes de automóveis chineses, segundo analistas citados pelo jornal Financial Times, que frisaram que a BYD está a tentar fabricar produtos que cobrem muitos setores críticos do mercado.

O vice-presidente executivo da empresa chinesa, Lian Yubo, assegurou em entrevista à televisão estatal chinesa CCTV que a empresa vai fornecer baterias de lítio - ferrofosfato (LFP) "muito em breve", precisamente à Tesla.

A BYD, que produz baterias para os seus próprios veículos elétricos e híbridos e está presente em mais de 200 países, lançou, em 2020, a sua bateria Blade, baseada na tecnologia LFP, garantindo que é mais segura do que outras alternativas do mercado, por apresentar menor tendência a sobreaquecer.

Até à data, a gigante chinesa CATL é a única empresa que fornece baterias LFP para a Tesla, que as usa desde 2020 para os carros que fabrica na sua fábrica em Xangai.

Segundo a Tesla, cerca de metade dos veículos produzidos no primeiro trimestre foram equipados com baterias LFP, mais baratas do que as baterias de níquel -- cobalto, normalmente usadas no Ocidente.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório