A Volvo anunciou que vai construir aquela que será a sua terceira fábrica no continente europeu. Será livre de emissões - não irá produzir qualquer tipo de poluição - e produzirá apenas veículos elétricos, fazendo parte do objetivo da marca sueca em ser exclusivamente elétrica em 2030 e ambientalmente neutra em 2040.
Situada na Eslováquia, esta fábrica vai juntar-se às outras duas já existentes na Europa - em Ghent, na Bélgica, e na Torslanda, na Suécia.
Esta nova unidade representa um investimento de cerca de 1.2 biliões de euros e localiza-se em Kosice, na parte mais oriental do país, onde poderá beneficiar de uma cadeia de abastecimento automóvel bem estabelecida, uma vez que se tornará a quinta fábrica de automóveis na Eslováquia.
A meio da década, a Volvo pretende atingir um volume de vendas mundial de que atinja os 1,2 milhões de veículos por ano.
"O nosso foco é claro, pretendemos ser uma marca de mobilidade puramente elétrica até 2030. A expansão na Europa, a nossa maior região de vendas, é crucial para a nossa mudança para a eletrificação e crescimento contínuo. Estou muito satisfeito pelo alargamento da linha de produção da Volvo Cars para a Eslováquia e estou ansioso por receber os novos colegas e os novos parceiros no desafio que se avizinha", afirmou Jim Rowan, diretor executivo da Volvo.