Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Nelson Piquet chama Hamilton de "neguinho". Mercedes e F1 reagiram

Entrevista do ex-piloto brasileiro remonta a novembro, mas só agora veio à tona.

Nelson Piquet chama Hamilton de "neguinho". Mercedes e F1 reagiram
Notícias ao Minuto

10:35 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

Auto Fórmula 1

A polémica está instalada. Nelson Piquet dirigiu-se numa entrevista a Lewis Hamilton como "neguinho" e as reações, apesar de tardarem, surgiram agora em força. O tricampeão do mundo de Fórmula 1 está a ser acusado por ter utilizado um termo racista, tendo a Mercedes reagido esta terça-feira.

A entrevista dada pelo antigo piloto brasileiro ao Motorsport.com, em novembro do ano passado, só agora veio à tona, estando Piquet no olho do furacão.

“O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f****”, afirmou Piquet, relativamente à tentativa de ultrapassagem de Hamilton no Grande Prémio da Grã-Bretanha de 2021.

Resposta da Mercedes, da Fórmula 1 e da FIA

Como seria de esperar, a Mercedes-AMG Petronas já reagiu, apesar de não referir nunca o nome do ex-piloto, Nelson Piquet. A equipa de Hamilton saiu em defesa do heptacampeão do mundo de F1 e sublinhou que "condena qualquer tipo de racismo ou linguagem discriminatória".

"O Lewis liderou os esforços do nosso desporto para combater o racismo, e ele é um verdadeiro campeão da diversidade, dentro e fora de pista. Juntos, partilhamos a visão para a diversidade e a inclusão no desporto motorizado e este incidente sublinha a importância de continuar o esforço por um futuro melhor", escreveu a Mercedes num comunicado. 

Também a Fórmula 1 já reagiu às palavras de Nelson Piquet, colocando-se ao lado do britânico.

"O Lewis é um incrível embaixador do nosso desporto e merece respeito", referiu a F1.

Por último, mas não menos importante, a FIA, órgão que gere as provas mais importantes do automobilismo, expressou também a sua solidariedade com o piloto da Mercedes.

"Apoiamos totalmente o seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no desporto motorizado", sublinhou a FIA.

[Notícia atualizada às 11h05]

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório