Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

'Oceanic Lounge'. Fomos conhecer o novo espaço da Mercedes-Benz em Lisboa

Está situado nas Docas de Santo Amaro, em Alcântara, e o grande objetivo deste espaço é o de mudar mentalidades e de consciencializar para a proteção ambiental e oceânica.

Notícias ao Minuto

08:35 - 08/06/22 por Ruben Valente

Auto Mercedes-Benz

Apostada em conseguir a neutralidade carbónica em 2039, a Mercedes-Benz tem feito o possível para se posicionar como uma marca de futuro já nos dias que correm. A eletrificação total da sua frota é um objetivo, mas a marca alemã não quer apenas traçar um caminho sustentável no que aos automóveis diz respeito.

Como prova disso foi a abertura de um novo espaço em Lisboa, nas Docas de Santo Amaro, que o Auto ao Minuto foi conhecer durante a tarde desta terça-feira.

Esqueça os automóveis, esqueça a venda de produtos. Este é um espaço com vista rio que tem outros objetivos. Quais? É o que passamos a explicar. 

O Mercedes-Benz Oceanic Lounge é um espaço para debate, geração de ideias e vivência de experiências ligadas à proteção e preservação dos oceanos, da sua fauna e flora e à formação da comunidade em geral para um desenvolvimento mais sustentável. A ambição da marca com a abertura deste espaço é o de consciencializar quem lá passa para a importância da mudança dos comportamentos na proteção do oceano e, sobretudo, dos ecossistemas marinhos. 

Esta ideia da Mercedes-Benz conta com a ajuda de vários parceiros e entidades, com destaque para o Oceanário de Lisboa, com quem a marca alemã vai promover ações de formação ambiental, saídas para recolhas de lixo em mar aberto, em praias e subaquáticas, observação e estudo de fauna marinha, com especial atenção aos golfinhos do Tejo e aos cetáceos e aves que visitam a foz do rio.

O espaço aberto pela Mercedes-Benz conta com um lounge com dois pisos, onde nada foi deixado ao acaso. Por exemplo, a decoração conta com obras de arte feitas a partir de lixo oceânico. No entanto, o Oceanic Lounge é mais do que o seu espaço interior. 

A localização nas Docas de Santo Amaro não foi escolhido de forma aleatória, visto que grande parte da consciencialização que a Mercedes-Benz quer passar é para ser feita dentro de água. O Oceanic Lounge conta com uma equipa de skippers, que irão comandar uma frota de quatro veleiros e dois semirígidos, porque "para preservar o mar, é preciso conhecê-lo".

Notícias ao Minuto

Nós tivemos o privilégio de sair para o Tejo e recomendamos a experiência. Não houve oportunidade para ver golfinhos, mas Bernardo Queiroz, o responsável pela equipa de velejadores, contou-nos que a mudança positiva de comportamentos nos últimos anos tem feito com que estes animais marinhos que tantos de nós gostam apareçam quase diariamente em Lisboa. Nesta saída de veleiro, o vento ajudou, o sol estava quente e o contacto com a natureza foi indescritível. Podemos dizer que uma hora passou literalmente a voar.

Regressando ao interior do espaço, importa realçar que este vai contar com uma equipa de biólogos e zoólogos, uma vez que a Mercedes-Benz espera a colaboração e o alavancar de projetos científicos e didáticos. Este Oceanic Lounge é um convite a todos os que queiram mudar mentalidades, até porque o mote escolhido pela Mercedes é o seguinte: "Faça parte desta viagem... rumo a um futuro mais sustentável".

Aberto a todos, o Mercedes-Benz Oceanic Lounge vai contar com condições especiais para os clientes da marca. Fique com várias imagens na fotogaleria acima.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório