Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Stellantis e Samsung vão abrir fábrica de baterias elétricas nos EUA

Investimento será na ordem dos 2,3 mil milhões de euros.

Stellantis e Samsung vão abrir fábrica de baterias elétricas nos EUA
Notícias ao Minuto

10:15 - 27/05/22 por Notícias ao Minuto

Auto STELLANTIS

A Stellantis e a Samsung SDI uniram esforços e anunciaram um acordo para a criação de uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Kokomo, no estado do Indiana, nos EUA. Com início de produção agendado para 2025, a fábrica pretende ter uma capacidade de produção anual inicial de 23 gigawatts/hora (GWh), tendo como objetivo aumentar para 33 GWh nos próximos anos. A capacidade total aumentaria ainda mais já que é expetável que se registe um aumento de procura dos veículos elétricos da Stellantis.

Esta decisão vai acarretar um investimento de mais de 2,5 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros) e vai criar 1.400 novos postos de trabalho em Kokomo e nas áreas circundantes. Está previsto por parte das empresas que o investimento poderá aumentar gradualmente até aos 3,1 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros).

Na produção de pilhas de bateria e módulos de veículos elétricos, a Samsung SDI irá aplicar a sua tecnologia de vanguarda PRiMX. A Samsung, recorde-se, lançou em 2021 a sua marca de baterias premium PRiMX, uma estreia na indústria, tendo-a apresentado no ‘CES 2022’, em janeiro último.

As novas instalações produzirão módulos de bateria para uma série de veículos produzidos nas fábricas de montagem da Stellantis na América do Norte. Ainda durante o presente ano deverão arrancar as obras para a construção da fábrica, ao passo que as operações de produção estão previstas para o primeiro trimestre de 2025.

"Há pouco menos de um ano comprometemo-nos com uma estratégia de eletrificação agressiva, ancorada em cinco gigafábricas entre a Europa e a América do Norte. Este anúncio fortalece, ainda mais, a nossa pegada global de produção de baterias e demonstra a dinâmica da Stellantis rumo a um futuro descarbonizado delineado no plano ‘Dare Forward 2030'", afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório