Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Falámos com um dos craques do FIM Speedway. Já assistiu no Eurosport?

Max Fricke venceu o GP de Varsóvia e esteve à conversa com o Auto ao Minuto.

Falámos com um dos craques do FIM Speedway. Já assistiu no Eurosport?
Notícias ao Minuto

08:33 - 27/05/22 por Ruben Valente

Auto Speedway

É principalmente no norte e centro da Europa que o Speedway é verdadeiramente apreciado. Em Portugal é ainda uma modalidade com pouca expressão, mas na Grã-Bretanha, Polónia ou até na Austrália há verdadeiras romarias para assistir à competição e ver as suas estrelas.

Max Fricke é uma delas. O jovem australiano, campeão do mundo de Speedway na categoria sub-21 em 2016, esteve à conversa com o Auto ao Minuto, depois do seu triunfo no GP de Varsóvia.  Porém, antes disso, explicamos de forma sucinta como funciona cada Grande Prémio.

Em pistas ovais, os pilotos têm de competir com as respetivas motos no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. O piso das pistas de Speedway é feito por camadas compactadas, a última das quais é geralmente composto por granulado de xisto, granito ou até fragmentos de tijolos. Com motos de 500 cc, estas não têm travões, caixa de velocidades e também não é permitido o uso de materiais como o titânio, nem qualquer tipo de eletrónica ou telemetria. Sem qualquer travão, já está a imaginar como são as corridas, certo?

Cada Grande Prémio do Mundial de Speedway envolve 20 'heats' (mangas), com quatro pilotos em cada. Desta forma, todos os 16 pilotos têm a possibilidade de se enfrentarem. O vencedor de cada 'heat' ganha 3 pontos, o segundo 2 e o terceiro 1. No final dos 20 'heats', os oito melhores avançam para as meias-finais, onde os dois melhores de cada uma chegam à derradeira final.

"O Speedway é um desporto tenso e muito rápido. Quatro voltas, quatro pilotos e o primeiro a cortar a meta ganha. É uma corrida bastante simples, mas ao longo de cada evento há mesmo muita ação. Acredito que é muito fácil, por parte de quem assiste, ficar envolvido com o desporto, e até um pouco viciado", começou por dizer o australiano Max Frickle, em exclusivo ao Auto ao Minuto.

Notícias ao Minuto Max Frickle venceu o último GP, em Varsóvia
Max Frickle é tido como um dos pilotos com mais potencial na grelha atual. O jovem de 25 anos falou-nos um pouco da contrastante fraca prova inicial no Mundial, disputada na Croácia, com a vitória em Varsóvia.

"É muito difícil controlares as tuas emoções ao longo de cada prova. Existem muitos ‘heats’, muitas partidas e isso há vezes é muito bom, como noutras vezes acaba por ser mau. É preciso sempre fazer um balanço e controlar as emoções, porque mesmo com um resultado mau, sabemos que existem mais corridas durante o mesmo evento. É preciso estarmos focados e pensar sempre no próximo ‘heat’ para fazer melhor", sublinhou, não se querendo colocar na posição de candidato ao título.

"Acho que estamos ainda numa fase muito prematura da competição. Eu prefiro dar o meu melhor em cada GP. Posso ter em mente o final do ano, mas há muitas corridas ainda por disputar. Preciso de ir corrida a corrida, dar 100% de mim e tentar alcançar bons resultados. Espero que no final possa estar numa boa posição, claro", frisou.

Frickle, em 2021, chegou a 11 meias-finais. Perguntámos se lhe poderíamos chamar 'Senhor consistência', mas o piloto australiano respondeu com um reparo... para si mesmo.

"Eu gostava (risos). A minha primeira época foi dura e não foi muito regular. Olhei com atenção para isso e o meu foco foi precisamente esse no ano passado, ser mais consistente. Esta temporada preciso disso mesmo, ser consistente, mas ao mesmo tempo conseguir ainda melhores resultados. O primeiro GP este ano não foi muito bom para mim, mas o último venci. É preciso trabalhar nessa consistência, mas conseguir alcançar também melhores resultados que nos anos anteriores. Isso será fundamental ao longo do ano", analisou.

O Mundial de Speedway parte este fim de semana para a sua terceira prova do calendário e terá transmissão em direção na app do Eurosport. O resumo - com duração de 45 minutos - de todas as provas do Campeonato do Mundo é transmitido a cada terça-feira nos canais Eurosport.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório