Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Stellantis faz ultimato: Funcionários ou vão para fora ou são demitidos

Em cima da mesa está uma oferta para trabalhar dois anos no exterior e uma formação na produção de veículos elétricos.

Stellantis faz ultimato: Funcionários ou vão para fora ou são demitidos
Notícias ao Minuto

13:14 - 25/05/22 por Notícias ao Minuto

Auto STELLANTIS

A ação da Stellantis com 2.000 dos seus trabalhadores na Sérvia está a dar que falar. De acordo com o Automotive News Europe, a empresa automóvel fez uma oferta aos seus funcionários, que mais parece... um ultimato: ou vão dois anos para o estrangeiro, para outra fábrica da Stellantis, formar-se na produção de veículos elétricos ou então um programa para deixar a empresa.

Conforme relata a mesma fonte, a Stellantis não especificou quantos dos 2.000 trabalhadores na fábrica de Kragujeva tiveram esta escolha.

Num comunicado divulgado na terça-feira, o departamento sérvio da Stellantis afirmou que como parte da preparação para iniciar a produção de elétricos em 2024, alguns funcionários estão a receber ofertas de trabalho para outra fábrica da empresa na Europa, onde lá ficariam durante dois anos a receber formação, ou então, caso não estivessem dispostos a sair da Sérvia poderão receber “programas para deixar a empresa".

"Os primeiros resultados são encorajadores. Durante a primeira semana, 25% dos funcionários expressaram vontade para trabalhar no exterior e mais de 100 aceitaram trabalhar noutras fábricas da Stellantis na Europa. Entrevistas individuais serão realizadas nos próximos dias", confirmaram, em comunicado.

No entanto, Sasa Djordjevic, o líder do sindicato da fábrica sérvia da Stellantis, insurgiu-se contra esta medida, afirmando que é errado forçar os trabalhadores a escolher entre ir trabalhar para fora do país ou deixar a empresa.

"A Sérvia disse que participaria com um investimento de 48 milhões de euros na produção de veículos elétricos. Não é justo usar esse dinheiro para demitir os seus cidadãos ou transferi-los para o estrangeiro", sublinhou.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório