Em 10 anos, um Kia trocou 8 vezes de motor. Dono usou sempre a garantia
História foi contada por um funcionário da empresa.

© Shutterstock

Auto Kia
A expressão aproveitar a garantia nunca fez tanto sentido como para o dono de um Kia Sorento, que o adquiriu em 2012, nos Estados Unidos da América. Aquando da compra, o vendedor do concessionário perguntou se o cliente não queria pagar mais 7.000 dólares para a garantia não ter limite de quilómetros e durar 10 anos.
O cliente aceitou e... bem. No final das contas, conforme contou um funcionário da Kia ao The Drive, este Sorento teve nove motores diferentes e quatro trocas de caixas de velocidade. É certo que o cliente chegou praticamente ao milhão de quilómetros (mais de 600.000 milhas), mas fazendo as contas, oito trocas de motor dá praticamente 100.000 km por cada motor.
As trocas de óleo foram sempre feitas no tempo correto e, ao que tudo indica, não houve má utilização do condutor. Até porque para fazer largos milhares de quilómetros por ano, teria sempre de fazer muitos dos seus trajetos em autoestrada.
Ainda assim, esta pouca resistência dos motores tem uma aparente explicação. O bloco de 2.4 litros Theta II de quatro cilindros foi melhorado ao longo dos anos, mas as versões anteriores, especialmente as que não tinham turbo como a deste Sorento, eram menos confiáveis. Ao longo dos anos existiram vários recalls, ações judiciais e incêndios.
Não sabemos quando acabará a história deste Sorento, mas sabemos que o seu trabalho nas mãos do primeiro dono está terminado. A garantia chegou ao fim e o condutor decidiu vender o Kia Sorento no mesmo concessionário onde o tinha comprado há 10 anos.
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários