Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Em 10 anos, um Kia trocou 8 vezes de motor. Dono usou sempre a garantia

História foi contada por um funcionário da empresa.

Em 10 anos, um Kia trocou 8 vezes de motor. Dono usou sempre a garantia
Notícias ao Minuto

09:27 - 24/05/22 por Notícias ao Minuto

Auto Kia

A expressão aproveitar a garantia nunca fez tanto sentido como para o dono de um Kia Sorento, que o adquiriu em 2012, nos Estados Unidos da América. Aquando da compra, o vendedor do concessionário perguntou se o cliente não queria pagar mais 7.000 dólares para a garantia não ter limite de quilómetros e durar 10 anos. 

O cliente aceitou e... bem. No final das contas, conforme contou um funcionário da Kia ao The Drive, este Sorento teve nove motores diferentes e quatro trocas de caixas de velocidade. É certo que o cliente chegou praticamente ao milhão de quilómetros (mais de 600.000 milhas), mas fazendo as contas, oito trocas de motor dá praticamente 100.000 km por cada motor.

As trocas de óleo foram sempre feitas no tempo correto e, ao que tudo indica, não houve má utilização do condutor. Até porque para fazer largos milhares de quilómetros por ano, teria sempre de fazer muitos dos seus trajetos em autoestrada.

Notícias ao Minuto

Ainda assim, esta pouca resistência dos motores tem uma aparente explicação. O bloco de 2.4 litros Theta II de quatro cilindros foi melhorado ao longo dos anos, mas as versões anteriores, especialmente as que não tinham turbo como a deste Sorento, eram menos confiáveis. Ao longo dos anos existiram vários recalls, ações judiciais e incêndios.

Não sabemos quando acabará a história deste Sorento, mas sabemos que o seu trabalho nas mãos do primeiro dono está terminado. A garantia chegou ao fim e o condutor decidiu vender o Kia Sorento no mesmo concessionário onde o tinha comprado há 10 anos.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório