Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Quer poupar os pneus do seu carro? Quatro coisas que podem influenciar

Importantes na segurança e conforto, os pneus são também um componente caro que podemos tentar preservar ao máximo.

Quer poupar os pneus do seu carro? Quatro coisas que podem influenciar
Notícias ao Minuto

19:45 - 11/05/22 por Notícias ao Minuto

Auto Pneu

O elemento que mantém o automóvel em contacto com a estrada é o pneu. Como tal, quanto mais o preservarmos, mais pouparemos a longo prazo. Por isso, fique a saber alguns dos fatores que influenciam para um desgaste maior ou menor dos pneus do seu veículo.

Pressão do pneu - Um pneu com pressão a mais, por exemplo, terá menos aderência e uma maior distância de travagem, o que causa mais desgaste na banda central do pneu. Esteja atento à pressão e, se assim conseguir, confira-a mensalmente.

Estilo de condução - Se gosta de uma condução mais desportiva, logicamente os seus pneus vão sofrer mais do que o normal. Acelerar bruscamente, travar com força, curvar de forma rápida fazem com que o desgaste seja maior. Se optar por uma condução mais moderada acontecerá o contrário e os pneus poderão ter menos desgaste.

Peso e potência do carro - Um carro pequeno e menos potente não é o mesmo que um veículo pesado ou um carro desportivo. A entrega da potência, a carga que devem suportar ou a geometria das suspensões são aspetos que influenciam a duração dos pneus. Quanto maiores forem, menos durarão os pneus. Além disso, não se esqueça de manter a direção alinhada para que o desgaste dos pneus não seja irregular.

Tipo de estrada - As condições da estrada que percorremos também influencia o desgaste. Não é o mesmo que andar sobre uma estrada secundária ou uma autoestrada. Quanto melhor o piso, menos desgaste provocará no pneu. Quanto mais curvas houver, mais desgaste irá também ter um pneu. Superfícies escorregadias, ásperas ou abrasivas também não ajudam a uma maior preservação da vida dos pneus.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório