Meteorologia

  • 29 JUNHO 2022
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Custa perto de 5.000 euros. Nova Famel vai ser revelada em Matosinhos

Novo modelo é uma homenagem à mítica XF-17.

Notícias ao Minuto

15:11 - 03/05/22 por Notícias ao Minuto

Auto Famel

Já viu a nova Famel E-XF? É portuguesa, é elétrica e estará - em modelo final - pela primeira vez em exposição de 5 a 8 de maio na Expomoto, na Exponor, em Matosinhos. Recorde-se que no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico, em outubro de 2021, o modelo que esteve em exposição era ainda um protótipo. 

Esta nova moto elétrica surge como uma homenagem à histórica Famel XF-17, lançada em 1975. Esta fez sucesso durante várias décadas, até ao encerramento da marca no ano 2022. Agora, pelas mãos de Joel Sousa, a Famel está de regresso.

“Foi um processo longo, porque queríamos garantir não só a qualidade do produto final, mas também a fidelidade ao modelo que encantou os fãs da marca durante décadas. Estamos muito satisfeitos com o resultado", afirmou Joel Sousa, (re)fundador da Famel.

A nova E-XF tem dois modelos, a Café Racer (que dá para apenas um ocupante) e a Clássica (para dois ocupantes), podendo ambas vir em duas versões, equivalentes a cilindradas de 50 e de 125 centímetros cúbicos, com preços estimados entre os 4.499 e os 5.899 euros. O modelo de 50cc tem uma autonomia estimada de 70km (podendo ir aos 120km com uma segunda bateria) ao passo que o de 125cc, com duas baterias, tem autonomia estimada de 120km.

Ambos os modelos, na sua versão 125, têm também a versão exclusiva e limitada de Embaixador, numerada de 1 a 300, com detalhes de design únicos e que serão as primeiras a ser entregues no primeiro trimestre de 2023, e a entrega das restantes estima-se para o segundo trimestre. A versão Embaixador tem um valor total estimado de 5.499 euros. Qualquer cliente que queira fazer uma reserva durante os dias de exposição na Expomoto irá estar habilitado a condições especiais.

Estima-se que a Famel custe menos de 1 euros a recarregar e o tempo de carregamento - dos 0 aos 100% - é de cinco horas. Em média, cada moto pode atingir velocidades máximas de 100 km/h.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório